Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Redação

“Tem de todas as coisas. Vivendo, se aprende; mas o que se aprende, mais, é só a fazer outras maiores perguntas.” (Guimarães Rosa – Grande Sertão: veredas)


(De Zygmunt Bauman a Platão, de Martin Luther King ao Second Life. Segundo professores consultados pela Folha, citações presentes nas 53 melhores redações do vestibular 2010 da Fuvest mostram que seus autores são alunos de muito repertório.
"Tinham bagagem cultural. Apresentaram uma visão crítica da realidade", diz a professora de redação Vivian Carrera após analisar alguns dos textos selecionados pela Fuvest dentre os 30 mil produzidos pelos alunos no primeiro dia da segunda fase, em 3 de janeiro deste ano.
Para ela, a coletânea mostra que pequenas incorreções são menos importantes diante de uma argumentação sólida."Um exemplo foi a presença de clichês. O conteúdo sobressai em relação aos erros", disse.
Eduardo Antônio Lopes, do Anglo, concorda que a seleção derruba alguns mitos. "Esse conjunto de textos mostra que não há uma redação certa.” (PATRÍCIA GOMES) Jornal Folha de S. Paulo-12/05/2010.)* *grifo meu.


Pois é: fica cada vez mais claro o perfil de redação que os vestibulares e o Enem espera dos seus participantes. Trabalhamos em classe a redação, e dentre as que tiraram nota acima de sete, mostro aqui duas. Assim como esses e muitos outros alunos/as estão fazendo, procurem melhorar cada vez mais a sua produção de textos. Obrigada Iza e Ismael (foto) por permitirem socializar os seus textos. Vamos às redações:

Tema: O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA (com textos e orientações do Enem-2006)
Redação 1:

A leitura quase extinta

Leitura, um portal bidimensional capaz de levar qualquer pessoa ao lugar desejado. Capaz de trazer conhecimento e lazer.
Livros, jornais, artigos e outros tipos de leitura já foram proibidos devido ao fato de despertar conhecimento, consciência e imaginação. O Brasil, na década de 70, em plena ditadura teve isso como exemplo.
Muitas vezes os livros são caros e parte das escolas públicas não possui bibliotecas, privando o jovem não apenas da educação, mas também, da imaginação. A falta de incentivo é grande, tanto que existem alunos que chegam ao terceiro ano do ensino médio sem nunca terem lido um livro.
Parques de diversões como Play Center e Hopi hari estão em primeiro lugar nas excursões escolares, porém esquecemos os teatros, museus, exposições que acontecem várias vezes ao ano com custo baixíssimo e que muitas vezes são deixados de lado. O museu da língua portuguesa é gratuito aos sábados. E todos os anos, em vários lugares de São Paulo, são apresentadas peças teatrais adaptadas de livros que caem em vestibulares, que poderia ser muito bem aproveitados por todos.
Agora cabe a nós, jovens estudantes, exigirmos um pouco mais de atenção para o incentivo da leitura nas escolas de todos os lugares desse país, e que isso comece desde cedo, pois leitura é cultura.
IZAMARA RIBEIRO SANTANA nº 22 – 3º A

Redação 2:

Benefícios da leitura

As pessoas que leem desenvolvem muitas habilidades, não somente na leitura, mas também na escrita. Ler explora a imaginação.
A cada frase lida você interpreta em sua mente um acontecimento. Portanto, geralmente, quem tem o hábito de ler, tem mais inteligência e mais facilidade para interpretar vários tipos de textos devido ao bom uso do cérebro.
Pessoas que não praticam a leitura, não têm o mesmo potencial e isso as prejudicam em muitos casos; um exemplo são os vestibulares, onde os não-leitores não são aptos a interpretar as questões. Porém, eles se tornando leitores constantes criarão aptidão para tais fins, e esse fator muda muito a vida das pessoas.
Mas também não vamos pensar em livros e outros objetos de leitura apenas como meio de estudo; é um ótimo meio de diversão e entretenimento, basta apenas achar algo que você goste de ler.
Ser leitor faz a diferença. Por isso, é preciso que todos aproveitem ao máximo as oportunidades de leitura nas escolas, bibliotecas e em suas casas, pois assim verão um mundo de conhecimento e de lazer.
ISMAEL NEUBERT ALVES – nº 15 – 3º C


9 comentários:

  1. Uau, a cada vez vc me surpreende Eliran, e esses alunos então... belíssimas redações... Gostei de ver...
    bjoks

    ResponderExcluir
  2. Redações perfeitas, gostei muito!

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADA PROFESSORA PELAS OPORTUNIDADES.
    Isso está sendo muito importante para mim.

    Esse tipo de projeto incentiva o jovem a participar das aulas, a descobrir seus erros, e a explorar mais suas qualidades.

    Espero melhorar as minhas narrações, pois eu odeio inventar historias... kkkkk

    ResponderExcluir
  4. !! Nossa gostei muito das redaçãoes,pois concordo que a leitura é muito importante para todos, prinipalmente para os estudandes,e eu percebi que depois que eu comecei a ler + eu conheci varias palavras e desenvolvi muito a minha escrita..!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei :> tudo muito linduh

    Parabéns amigos!!

    Pessoal agora tds sabem né? chega de TV, novela, Play center srsrsr... Vamos começar a ler mais Machado, Guimarães Rosa, os livros deles fazem questionar muitos valores.

    Obs: Adoro Machado ele é o cara!!Bjo

    ResponderExcluir
  6. E aí galera???
    Td bem??? Olha eu de novo aqui...
    Gostei muito das redações e gostaria de comentar sobre elas aqui:

    1ª redação: com licença Izamara... Achei muito legal vc usar seus conhecimentos de história para compor a redação, na parte: "O Brasil, na década de 70, em plena ditadura teve isso como exemplo". Vc tratou de dois tópicos legais q envolvem a leitura: a falta de oportunidades de leitura (livros caros, não tem biblioteca) e a escolha de grande parte dos jovens pelos parques de diversão ao invés da leitura, não q ir ao parque de diversão seja ruim, mas tudo com moderação... A leitura deve ser nossa base... Acho q vc explorou muito bem o tema e no final fez uma proposta bem legal sobre a importância o incentivo da leitura.

    2ª redação: Ismael, eu gostei muito dos argumentos q vc usou... Exemplificando com o caso dos vestibulares e os milhares de textos q temos q ler no vestibular... E também quando vc falou de escolher um livro q vc goste, uma leitura prazerosa e não por obrigação... Sua proposta, no último parágrafo, foi também super boa, pois falou da importância da leitura e de aproveitar as oportunidades de leitura q temos no dia-a-dia.

    Parabéns a vcs!!! As redações estão super legais... Parabéns!!!
    E não vamos esquecer a importância da leitura e começar a ler logo, o q vc quiser... Mas leia... Ler é um presente dado a todos, mas q só alguns aproveitam...

    Fui...

    ResponderExcluir
  7. Izamara e Ismael: gostei das redações. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Iza e Ismael: muitas pessoas,além da Professora Monaliza, Thiago, Wellington, Sueli, Carlos e Professor Arilton, referiram aos seus textos como "belíssimas redações". Falaram p mim por e-mail ou pessoalmente. Espero q isso seja um incentivo para vcs aumentarem o gosto pela produção de textos diversos. bjos.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!