Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

sábado, 8 de maio de 2010

Sobre a Poesia

Um dos objetivos aqui é despertar o gosto pela leitura... Penso que ler conto, crônica, poesia, é um bom começo. Às vezes não entendemos tudo o que o poeta e/ou o eu-lírico quer dizer, mas sentimos atraídos pela beleza; não é verdade? Hoje publico uma poesia de Alberto Caeiro, mas antes “darei a palavra” ao Rubem Alves, grande poeta, filósofo, escritor, psicanalista, educador... Vejam o que ele disse sobre a poesia:


“Somente tardiamente descobri a poesia, depois de haver virado os 40. Que pena! Quanto tempo perdido! A poesia é uma das minhas maiores fontes de alegria e sabedoria. Como disse Bachelard, “os poetas nos dão uma grande alegria de palavras...“ Aí eu lhe pergunto: Você lê poesia? Se não lê, trate de ler. Troque os tolos programas de televisão pela poesia. Se você me disser que não entende poesia eu baterei palmas: Que bom! Somente os tolos pensam entender a poesia! Somente os intérpretes têm a pretensão de vir a entender a poesia! A poesia não é para ser entendida. Ela é para ser vista. Leia o poema e trate de ver o que ele pinta! Você precisa entender um luar? Uma nuvem? Uma árvore? O mar? Basta ver. Ver, sem entender, é uma felicidade! Assim, leia a poesia para que os seus olhos sejam abertos. Dicas: Cecília Meireles, Adélia Prado, Alberto Caeiro, Mário Quintana, Lya Luft, Maria Antônia de Oliveira. Leia poesia para ver melhor. Leia poesia para ficar tranquilo. Leia poesia para ficar mais bonito. Leia poesia para aprender a ouvir. Você já considerou a possibilidade de que você, talvez, fale demais?" (www.rubemalves.com.br)



O GUARDADOR DE REBANHOS

(IX)

Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.

Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.

Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto.
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz.

Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa)

3 comentários:

  1. E aí pessoal...
    Eu vou confessar q não gosto muito de ler algumas poesias, porque não entendo elas... Agora, fico mais aliviado em saber q não estou sozinho neste barco, até Rubem Alves fala disso... "Poesia não é para ser entendida... basta ver..."
    Ler poesia é um desafio no século XXI. Acho q num mundo onde tudo é o lógico, o correto, a exato, ler poesia é entrar em um desafio, é estar disposto a imaginar, a ir além. Num mundo onde sonhar é para poucos e acreditar nos sonhos é para um grupo menor ainda, acreditar no imaginário, no subjetivo, no sentir sem muitas vezes compreender é para os que se propõem e não para qualquer um.
    Pretendo a cada dia ler mais poesias e viajar neste mundo...
    Até mais galera!
    Fui...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto e da poesia, realmente, poesia nem sempre é pra ser entendida, e sim apreciada!

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse texto!
    Pra falar a verdade eu não leio muito poesia, mais estou aprendendo a gostar, a viajar nos meus pensamentos e a descobrir um mundo desconhecido, onde poucos conseguem imaginar e viver!
    Mais ainda tenho muito a descobrir!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!