Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"Duas" palavrinhas sobre o blog*


“O real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia...” (Guimarães Rosa)


          Olá!
        Com o incentivo e a ajuda dos meus queridos alunos e alunas, eu enfrentei o desafio de criar esse blog como um instrumento pedagógico no trabalho de Língua Portuguesa. Com o blog, não quero só ensinar, mas também aprender; não quero dar respostas prontas e acabadas, mas criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, fazer fluir boas energias, espalhar sementes...
       Sempre grata a esses alunos e alunas que me inspiraram e começaram comigo esse projeto de boas experiências e aprendizagens enriquecedoras, num processo constante de diálogo, interação e troca de idéias, não só nesse blog, mas nos blogs que muitos deles criaram também. Vocês são alunos maravilhosos e inesquecíveis!

Mire, Veja!
Beijos 1000!

Algumas frases norteadoras na minha tarefa de educar:

Vivendo, se aprende; mas o que se aprende, mais, é só a fazer outras maiores perguntas." - Guimarães Rosa

"O senhor... Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso me alegra, montão." - Guimarães Rosa

"Aceito os subterfúgios que me cabem, sem precisar mentir. (...) O que sinto escrevo. Cumpro a sina. Inauguro linhagens, fundo reinos - dor não é amargura." - Adélia Prado

“Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não ser neutra, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo. Não posso ser professor a favor de quem quer que seja e a favor de não importa o quê.” - Paulo Freire

* Postado em 24/11/2010 para esta pasta

* Escrito na introdução do blog em 25/02/2010.

5 comentários:

  1. Alê: tomei a liberdade de reproduzir, nesta pasta, o comentário que tu deixaste no blog desta modesta blogueira em 21/03/2010 e que muito me comoveu. Obrigada! Que Deus ilumine teu caminho, tua vida...
    Beijos!
    *****

    Alessandra disse...
    O blog está lindo, lindo como tudo que você faz.
    AMO VOCÊ...
    Sua eterna aluna.
    Alessandra.
    21 de março de 2010 12:08

    ResponderExcluir
  2. Agora trago para esta pasta, “parte” do comentário do Carlos na postagem “Minhas Filhas”, de Patativa do Assaré.
    Carlos: tuas “jovens” e bonitas palavras sempre representam esperança e confiança num mundo melhor. Saudades!!! Saiba que te admiro e tenho muito orgulho de ti.
    Bjos.
    *****

    Carlos Henrique disse...

    Profa: Gostaria de pedir, não só por mim, mas por toda a humanidade que não deixe o Mire e Veja. Este é um grande canal de comunicação com você, incentivo ao senso crítico, amor a literatura e a poesia, incentivo a vida e muitos outros aspectos... Sei que sua rotina professora/mãe/dona-de-casa está sobrecarregada este ano, entretanto pedimos que, a medida do possível, não deixe de mandar seu alô pra nós... Q nos faz somente crescer. Você nos ensina a todo tempo. Nos ensina, principalmente, a trabalhar nossa autonomia e cidadania e nos desenvolvermos.

    Bjs Profa... Abração galera...

    Agora preciso ir... Até breve... Fui...
    24 de março de 2011 14:08

    ResponderExcluir
  3. Trago mais um comentário sobre o blog: o da Luana. (A mãe dela disse para ela, sobre o blog: “até que enfim você achou alguma coisa que presta neste computador!!!...” Ela me falou isso na aula e eu gostei muito...! É o que sempre falo: mãe sempre quer o bem para os seus filhos(as), não é Luana? Beijinhos. Profa.


    Luana Oliver disse...
    Amei O blog profª
    bejinhoooos!
    25 de fevereiro de 2011 00:01

    ResponderExcluir
  4. Agora um comentário de uma amiga muito querida. Achei-o por acaso na pasta de recado para alunos(as). Obrigada, Mara! Beijos com muitas saudades e carinho.

    maria do carmo disse...
    Eliran,
    parabéns pelo blog e pela sua iniciativa.
    Está maravilhoso!
    já me tornei uma seguidora.
    Você sabe que sou sua admiradora de muitos anos e agora encontrei uma forma de está perto de você.
    saudades!

    abraços!
    Mara Paixão(Olinda Pe)
    15 de maio de 2011 23:11

    ResponderExcluir
  5. Do orkut (26/07/11) para o mire e veja: (Obrigada, querida Mônica! Bjos)

    [Mônica Souza 웃♥웃]
    Mônica Souza 웃♥웃
    Para:
    Eliran
    Oiee... Passando pra dizer que adoro ler o seus relatos e textos do Blog. Estou indicando para algumas pessoas!

    Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!