Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Leitura

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.” (Bill Gates)



Ler é uma atitude inteligente. A proficiência na leitura é algo indispensável nos dias atuais e todos sabem disso. Mas, para além dos conhecimentos, você sabia que a leitura é um alimento para o espírito? Quem tem o hábito da leitura prazerosa é testemunha desse fenômeno maravilhoso, assim com essa blogueira que não vive sem um livro...
Em 2005, num projeto pedagógico “Viagem Nestlé pela Literatura”, com o tema "Nós e os textos: um diálogo incrível que alimenta o espírito", discutimos essa questão a partir da leitura dos livros "O alienista e outros contos" – Machado de Assis e  "Melhores Poemas" – Mário Quintana. Fizemos várias oficinas inesquecíveis e, no final, cada aluno e aluna produziu o seu poema. O poema "Páginas", abaixo, com a primeira versão de uma aluna de 2005 (que esqueci o nome, perdão!) trabalhamos e transformamos no produto final com  a colaboração do grupo. Publico também "Leia, imagine e voe" de Renato, um dos participantes do projeto. Pena que  no meu "quarto de badulaques" não encontrei as fotos do grupo, mas seguem os textos. Vamos juntos viajar um pouquinho? Boa Leitura!

P Á G I N A S

Páginas...
Apenas páginas?!
Lições de vida
Alimento para o espírito
Calços para as dificuldades
Soluções para os problemas
Conhecimentos de vida
Ou apenas diversão.
Eu, tu, ele,
Nós, vós, eles,
Todos no mesmo dilema
Da vida.
No “assassinato” de Quintana
Que não deixa a luz apagar
Na loucura do alienista
Que Machado veio nos contar.
Todos nós envolvidos,
Entrelaçados;
Amantes, cúmplices;
Ou até odiando.
Perdendo-nos
E achando
Identificando-nos
Ou discordando.
Nas palavras,
Frases,
Pontos
De interrogação,
De exclamação,
Vírgulas e
Finais
Felizes.
Ou,
Surpreendentes
Como os rumos que a vida dá.
Recordando a infância
Com a poesia de Quintana.
Alimento o meu espírito
Para uma vida
Sem máscaras.
Para uma velhice, de repente!
Uma segunda vida?
Sei lá.
Não há.
Ou haverá?!
Quero embalar meu espírito
Nas páginas...
Texto,
Tecido,
Para me envolver,
Viver...

*****    *****     *****   ******   *****


LEIA, IMAGINE E VOE

Se você está sozinho,
Perdido na solidão,
Achou uma luz bem forte
No meio da escuridão.

Se a vida está um tédio,
E está tão chato viver,
Você encontrou um remédio
Achou um livro para ler.

Num abismo, num caixote,
Numa montanha ou na prisão
Poderá encontrar liberdade
Se tiver um livro na mão.

Se agora está com fome,
E não tem pão para comer,
Nem só de pão vive o homem
Se existem livros para ler.

Se você é como Ícaro
Sempre sonhou voar...
Voará até sem asas
Basta ler e imaginar.


(Renato Ribeiro Araújo  nº 31 – 3º E - 2005)

2 comentários:

  1. Olá pessoal! Olá Profa Liran! Olá, em especial, para os para participantes do projeto Nestlé (2005)!

    Muito obrigado Profa por compartilhar estas preciosidades de seu "quarto de badulaques". Poesias da alma. Com uma profundidade que não podemos descrever em palavras. Produto de um trabalho, que creio eu, foi um sucesso. Parabéns a vc e a todos! Obrigado por nos fazer cada vez aprender mais com estes projetos maravilhosos!

    O primeiro poema é muito lindo. Páginas, quantas já não li, quantas ainda quero ler... Páginas que "sustem", que "enchem" o coração e a mente. Ler é viver. Ler é viajar, viver paixões, dores, alegrias... é ser cúmplice, ser amigo, ser observador. Parabéns a todos pela poesia! Os jogos de palavras, as figuras de linguagem e a dedicação na hora de "esculpir" transformaram o poema em poesia, em literatura.

    A segunda poesia também está super 10! "LEIA, IMAGINE E VOE", creio q não teria título melhor! Ler é inexplicável, é imaginar, é voar... A leitura é companhia na solidão, é alimento na hora da fome, é o tudo no nada! Parabéns Renato, continue escrevendo e poetizando a vida! Siga em frente, você pode ter um futuro poético próspero, basta querer e escrever!

    Agora deixa eu ir, pois meus livros me "esperam" com vários mundos pra eu explorar... Claro, um de cada vez Profa, eu acho q aprendi! Ler é vivenciar!!! Bjs!!! Obrigado por tudo!

    Fui...

    ResponderExcluir
  2. Carlos: Percebi que você, assim como eu, gostou muito das poesias(quanto mais leio, mas acho-as bonitas). “Poesia de alma”. A caminhada foi longa e enriquecedora até chegarmos em “Páginas...” Sinto-me imensamente gratificada por ter desenvolvido esses projetos com meus alunos. É tão bom caminharmos juntos, aprendermos, criar laços.
    Quanto às poesias, eu digo o mesmo que você: “Páginas! Quantas já não li, quantas quero ler.” Quantas vezes já lemos, imaginamos e voamos...
    Quero também aproveitar para deixar um PARABÉNS bem grande para os meus ex-alunos e alunas que participaram desse trabalho tão gratificante.
    E para vc também que é um leitor (e também poeta) de primeira. Mas... “um de cada vez”. Aprendeu mesmo?
    Beijooooooooooos!Volte sempre, sempre.
    Ah!... já tenho muita coisa sua no meu “quarto de badulaques”.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!