Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Concurso de Redação

“A ideia de trabalho como castigo precisa ser substituída pelo conceito de realizar uma obra” (Mário Sérgio Cortella, filósofo)


                                               Olá!
No segundo ano do concurso de redação, com a participação das terceiras séries do Ensino Médio, apresento, com muita alegria, a redação vencedora de 2010: Nas asas de Brasília, texto de Lucas Marinho (foto).
Uma redação bem poética. Parabéns Lucas! Não só pela redação, mas pelo o que você é: criativo, educado, inteligente, coerente, um ser – pensante. Tenho orgulho de ter conhecido você e tê-lo como meu aluno nesse ano de 2010. Você e os demais finalistas estão convidados a participar do Sarau de Literatura, onde receberão uma singela e bonita condecoração. Parabéns mais uma vez e obrigada por permitir compartilhar o seu bonito texto aqui no Mire e Veja Travessia.

Tema: “Brasília, capital dos brasileiros”
Redação escolhida: 1º lugar


Nas asas de Brasília

         Há 50 anos nascia Brasília, depois de um longo tempo de gestação, filha da promessa; de um sonho real. Sua extensa planície propiciou uma beleza singular de uma riqueza inconcebível. Pela mão de Juscelino Kubitschek o laço que separava o plano da sua conquista foi desatado. A alusão daquele instante, da chegada de Cabral à Vera Cruz, surgiu diante das Asas de Brasília – ali se descobria o Brasil – que nascia sob memória da morte do inconfidente Tiradentes.
        Agora sim, esta nação alçaria voo. A esperança de desenvolvimento surgia com o marco arquitetônico e urbanístico moderno que Brasília representou naquela época e que até hoje representa. Mas ela não é apenas uma cidade moderna e tampouco é somente sede dos Três Poderes. Há muito esperada, ela é a consolidação da democracia no Brasil. No coração da nação, é o cenário das decisões nacionais. É a voz do povo. Nela se estabelece também o futuro dos brasileiros.
        Ela foi palco da opressão contra a ditadura pela força da união do povo. Foi espectadora das grandes passeatas em manifestações aos direitos e à melhoria de vida. Ouvira as buzinas, os slogans, as ovações, as vaias. Por ela caminharam brasileiros cheios de esperanças e Brasília participou delas, não apenas como terra para a sua passagem, mas era uma confidente, pois nela os brasileiros se sentiam à vontade.
        Todas essas conquistas não foram para o Brasil; foram para nós, brasileiros, pois nós somos o Brasil. Brasília foi erguida capital dos brasileiros, nossa capital. Os que dela nasceram são brasilienses, oh! Brasil. E ela – Brasília – é brasileira.

Lucas Marinho Rodrigues – nº 26 – 3º C





5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Depois de dias só lendo, resolvi tomar vergonha na cara e deixar um comentário, risos.
    O que dizer? Essa redação ficou realmente boa, e bem poética, a minha ficou um lixo, Mal sei soletrar Brasília, mas isso não vem ao caso. Hã, não sei bem o que dizer, só passei pra deixar um Oi mesmo, não ligue pras baboseiras que escrevi, e o blog tá fod*, todo dia dou uma passada aqui, às vezes (quase sempre) não comento, mas sempre estou de olho. Er.. Tchau

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez passo por aqui e mais uma vez vejo um bonito texto escrito pelos alunos. Como sempre, fico muito feliz com isso. Parabéns Lucas! Continue praticando e aperfeiçoando os seus textos, pois eles expressam pensamentos, ampliam a comunicação.
    Abraços,
    Professor Arilton.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal! Olá Profa! E hoje, em especial, Olá Lucas, que dizer Mr. Cuca...

    Quero dar os parabéns ao Lucas pela redação nota 10 dele. Você conseguiu ser poético, o que não é fácil de fazer uma dissertação, e ainda utilizou de seus conhecimentos históricos para argumentar muito bem. Parabéns pela criatividade também, pois quando vemos o tema: “Brasília, capital dos brasileiros” já pensamos em corrupção, em falsa democracia e você inovou a visão deste tema, falando em tom poético e criticando sutilmente. Parabéns mesmo. Que você não deixe de "cultivar" esta sua habilidade de escrita e expressão de seus sentimentos, pensamentos e ideologias. Tudo de bom para você.

    Profa, obrigado pela postagem e pela mobilização para o Concurso. Obrigado pela dedicação e disposição em nos auxiliar a aprender cada vez mais. Bjs!

    Até mais pessoal!!!
    Fui...

    ResponderExcluir
  5. Thiago: ainda bem q vc “resolveu tomar vergonha na cara” e comentar (rsrsrs). Nos comentários a gente tem um retorno; sabe o q acharam sobre o q postamos e isso é muito bom. Obrigada por acompanhar o meu blog. Continue sempre passando por aqui, e, sempre q possível deixe a preguiça de lado e dê uma palavrinha...
    Realmente a redação do Lucas ficou muito boa. Agora, vc me dizer que a sua redação ficou um lixo, q mal sabe soletrar Brasília... Disse uma inverdade para a pessoa errada, pois fui (nossa! Fui? Não sou mais? Nunca parei p pensar nisso... Que triste!) sua professora nesse ano e deu muito bem para conhecer seu potencial. Desejo q continue evoluindo e se aperfeiçoando. Gostei da montagem dessa sua foto. Algo me fez remeter aos heterônimos de Fernando Pessoa. É isso ou não? Tem a ver?
    Admiro-lhe muito.
    Bjos

    Professor Arilton: Obrigada pelo seu comentário e pelas palavras dirigidas ao Lucas. Sei q sempre passa por aqui e q gosta muito do Mire e Veja. Obrigada!

    Carlos: Sei q o Lucas ficará muito feliz com suas bonitas e sinceras palavras. Vc lembrou bem o fato de ele ter fugido do “senso comum” ao não associar Brasília somente à corrupção, coisas ruins, etc. Eu sempre digo que redação não é para “desabafos”. Temos q expressar nossas ideias, argumentar, propor, etc. sempre com objetividade.
    Quanto à mobilização p o concurso, eu faço por vocês, que merecem mais que isso. A dedicação e disposição p auxiliar para q vcs aprendam cada vez mais é minha obrigação. E eu faço com muito carinho e amor. Vc sabe disso.
    Beijos com carinho, meu querido aluno, (ex-aluno) Ufa! Dói! Acho q vai ser difícil acostumar...
    Longe ou perto, estaremos juntos, não é isso q vc me diz? Serei forte. Espero ficar atrás pelo menos da Rosana... Chorona...

    Lucas: + uma vez parabéns! Que vc tenha muita sabedoria para usar sua inteligência em favor de todos. Que Deus ilumine o seu caminho, que vc seja muito feliz. E não deixe nunca de compartilhar sua sabedoria poética aqui no Mire e Veja, com seus “reles” (até parece!) comentários. Saudades suas e dos seus comentários.
    Bjos e parabéns pelo 1º lugar no concurso desse ano!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!