Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O Amor

"Não tenho um caminho novo. O que eu tenho é um novo jeito de caminhar" (Thiago de Melo)

Na semana de 07 a 11/06, em todas as classes do Ensino Médio, foi desenvolvido o “Projeto Sexualidade”. Filmes, debates, reflexões, correio elegante, a história do dia dos namorados, o consumismo envolvendo a data e várias outras coisas foram feitas para refletir sobre o tema do projeto que encerrou com um “baile” na 6ª feira. Trabalhei um texto da psicóloga Bianca S. Stock  (mestranda em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS) “Carinhos e carícias nas relações afetivas”. Depois desse trabalho, li um texto do Carlos Drummond, e, atendendo ao pedido do 3ª A e de outros alunos/as publico-o hoje aqui no blog para que todos possam ler.

Amor
Carlos Drummond de Andrade

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção. Pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e neste momento houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante e os olhos encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente divino: o amor.
Se um dia tiver que pedir perdão um ao outro por algum motivo e em troca receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um pro outro.
Se por algum motivo você estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las com ternura, que coisa maravilhosa: você poderá contar com ela em qualquer momento de sua vida.
Se você conseguir em pensamento sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado... se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo ela estando de pijamas velhos, chinelos de dedo e cabelos emaranhados...
Se você não consegue trabalhar direito o dia todo, ansioso pelo encontro que está marcado para a noite... se você não consegue imaginar, de maneira nenhuma, um futuro sem a pessoa ao seu lado...
Se você tiver a certeza de que vai ver a pessoa envelhecendo e, mesmo assim, tiver a convicção de que vai continuar sendo louco por ela... se você preferir morrer antes de ver a outra partindo: é o amor que chegou na sua vida. É uma dádiva.
Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro. Ou às vezes encontram e por não prestarem atenção nesses sinais, deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente.
É o livre-arbítrio. Por isso preste atenção nos sinais, não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o amor.

6 comentários:

  1. Olá profa.... tdo bemmm???
    Achei um tempinho pra acessar o blog da senhora, e me deparei com esse port maravilhoso... sempre bom falar desse assunto... ainda mais quando se está apaixonado...

    Aliás, eu e ela fomos na escola um dia, queriamos falar com a senhora.... mas a senhora tinha aula.... qualquer dia aparecemos la no Godinhoo.

    Saudades e mil abraços!
    (breve vou começar a levar mais a sério o meu blog, que tá paraaaaaaaaado..... srsrsr)

    ResponderExcluir
  2. Querido Leandro: é sempre uma grande alegria ver vc no mire e veja. Que pena q não nos encontramos. Da próxima vez dê um alô antes. Vc tem meus meios de contatos... Aguardo postagens no enter-esses.blogspot.com
    Bjos p esse lindo casal q tanto gosto.
    Professora Eliran.

    ResponderExcluir
  3. Olha eu d novo aqui... novidade, né??? rsrsrs

    Depois de uma vitória do Brasil, só um poema de meu chara, Drummond, pod deixar meu dia melhor... Tinha q ser Carlos... rsrsrsrs

    O amor é d + mesmo, como Drummond diz: “a melhor coisa da vida”. Ainda bem q ele me avisou dos sinais do amor... Agora vou ficar alerta... para não deixar passar nada... O lema é: Sempre alerta... sempre alerta aos sinais do amor...

    Gostei muito do poema... Parabéns profª pelo seu blog, que você continue com este ótimo trabalho... e quando precisar é só “mandar um SOS”... rsrsrs

    Bjs Profª!!!

    Falow galera...

    Fui...

    ResponderExcluir
  4. Carlos... q bom q vc ainda não se cansou dos meus pedidos de socorro... Gente! O Carlos faz mágica no computador!!! Sério! Seja por e-mail, telefone, pessoalmente, sempre com a mesma paciência e inteligência ele me atende. Obrigada, meu querido aluno. Que Deus lhe abençoe hoje e sempre. Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Esse poema é simplesmente lindo!
    São coisas simples, mais q às vezes não percebemos, e deixamos escapar como areia entre os dedos. E com isso, perdemos a pessoa q seria a q sempre procuramos!
    Devemos ficar sempre atentos aos sinais e dar sempre um pouco de asas pra nossa emoção!

    ResponderExcluir
  6. Magnífico esse poema, professora.

    Infelizmente, não tive o prazer de lê-lo antes.

    O que ressalto, que por sinal me chamou atenção, é o seguinte trecho:
    [...] "Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro" [...]

    Sempre tive esse pensamento e diferenciação entre o amor e a paixão.
    Tristemente, há muitas pessoas que se unem por mera paixão. Dizem: Amo-te. Mas se quer provaram o verdadeiro amor.
    O resultado: Casamento e conseguinte separação. Gravidez e desestrutura na criação do filho.
    É triste.

    Muitas das vezes deixamos de amar por paixão.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!