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quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Enem e Vestibulares

“O que te dou é apenas sombra do que queria. Dou-te prosa, e o desejo era dar-te poesia.” (Affonso Romano de Sant’anna, poeta e ensaísta)

Olá!
Final de ano chegando e muitos jovens no Brasil inteiro estão preparando para as “provas” que os esperam. Em classe, ao estudar sobre “O Enem e o trabalho”, passamos também pela discussão sobre o Enem e os vestibulares. Vimos que o Enem difere das provas comuns de vestibular, pois “a prova do Enem é contextualizada e interdisciplinar, exigindo do candidato menos memorização excessiva de conteúdos e mais demonstrações de sua capacidade de “como fazer”, colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos anos do Ensino Médio. Ao contrário da “decoreba” comum dos vestibulares, a prova do Enem faz com que o aluno pense, raciocine e formule respostas de acordo com o que aprendeu e vivenciou." (caderno do aluno vol. 3)
O antigo Enem foi criado em 1998 para o aluno se auto-avaliar. Agora, com algumas mudanças feitas, começa a substituir o vestibular das Universidades Federais e a tendência é que substitua os tradicionais vestibulares...
Rubem Alves, escritor, educador, psiquiatra, filósofo... (foi reitor da Unicamp) é um crítico do sistema de ensino brasileiro. E, claro, do modelo tradicional de vestibular. Mais uma vez aqui no Mire e Veja, deixo a palavra com ele. Veja o que você acha do que ele diz:

Texto 1:
Fim dos vestibulares?

Minha neta tinha 16 anos. Ela é inteligente, tem determinação e sua cabeça estava cheia daquelas ideias fantásticas que habitam as cabeças adolescentes. Estava se preparando para o vestibular. No sofá ela lia um caderno espiralado lindamente ilustrado. Biologia, ciência fascinante! Quantas revelações fantásticas sobre a vida deveriam se encontrar naquele caderno! Mas ela lê com uma cara de absurdo.
O absurdo produz uma expressão facial característica, mistura de raiva e tédio. Raiva porque é obrigatório que se engula aquilo contra a vontade. Tédio porque aquilo que é obrigatório engolir não faz o menor sentido. E que, por isso mesmo, será logo esquecido.
É preciso que algum fenomenólogo descreva essa expressão fisionômica, tão frequente no rosto dos alunos que se preparam para o vestibular.Fique mordido de curiosidade e quis saber o que ela estava aprendendo de biologia para entrar na universidade. “O que é que você está lendo?”, perguntei. Com uma cara desanimada, ela apontou com o dedo o parágrafo que estava lendo e me passou o caderno. Comecei a ler. E, à medida em que lia, minha cara foi ficando igual à dela. Eis o que li.
“Além da catálase, existem nos peroxíssomos enzimas que participam da degradação de outras substâncias tóxicas, como o etanol e certos radicais livres. Células vegetais possuem glioxissomos, peroxissomos especializados e relacionados com a conversão das reservas de lipídios em carbohidratos. O citosol (ou hialoplasma) é um colóide... No ciosol das células eucarióticas, existe um citoesqueleto constituído fundamentalmente por microfilamentos e microtúbulos, responsável pela ancoragem de organóides... Os microtúbulos têm paredes formadas por moléculas de tubulina...”
Seguia-se uma descrição de complexa rede que forma o rabo do espermatozóide...
A raiva cresceu dentro de mim e quis encontrar o culpado. Pus-me a perguntar: quem tomou a decisão de tornar obrigatório o conhecimento dessas informações? Por que esses saberes devem ser aprendidos? O que é que os adolescentes vão fazer com esses nomes? Nomes, nada mais do que nomes.
Esforço inútil, porque tudo será esquecido. A memória não é burra. Não carrega conhecimentos que não fazem sentido. A memória inteligente sabe esquecer. O absurdo educacional dos vestibulares se encontra no fato de que eu serei reprovado, os reitores serão reprovados, os professores universitários serão reprovados, os professores de cursinhos serão reprovados...
Agora os vestibulares tiveram seu fim decretado. Fico feliz, porque há mais de vinte anos eu tenho estado lutando por isso. O que me levou a pensar muito e a escrever muito sobre esse equívoco educacional. Parte do que eu escrevi se encontra no meu site: www.rubemalves.com.br.
(...)
Fonte: Jornal Folha de S. Paulo.


Texto 2:
OUTDOORS
 Faculdades e universidades espalharam pela cidade outdoors anunciando os vestibulares. Fiquei realmente encantado com a imaginação de quem bolou os ditos outdoors. Porque em todos eles os pais, os filhos e os professores estão rindo de felicidade. Eu nunca vi ninguém, na vida real, sorrir ao falar no vestibular, exceto os sádicos e os masoquistas. Marque com um “x” a opção correta: ( ) Quem bolou os outdoors do vestibular pensa que vestibular é um cruzeiro marítimo em transatlântico de luxo; ( ) Quem bolou os outdoors do vestibular está querendo fazer de bobos os jovens e os seus pais.

Texto 3:
OS VESTIBULARES SE APROXIMAM!
 Teste os seus conhecimentos! Avalie suas chances! Responda essas questões: 1. Calcule o logaritmo neperiano da enésima potência da própria base. 2. O fenômeno da trissomia é provocado pela: (a) simples deleção dos cromossomos; (b) não–disjunção das cromátides; (c ) não reversão que ocorre na diacinese; (d) translocação do cromossoma na mitose. 3. Nos peixes cartilaginosos encontramos a tiflósolis, dobra intestinal também encontrada em: (a) poríferos; (b) platelmintes; (c) asquelmintes; (d) anelídeos; (e) moluscos. 4. Vertebrados anamniotas, tetrápodes, poiquilotermos, de respiração branquial durante a vida larvária e pulmonar, na fase adulta são: (a) répteis; (b) mamíferos; (c) anfíbios; (d) aves; (e) peixes. 5. Quais os afluentes da margem esquerda do rio Amazonas? Se você conseguiu dar respostas corretas a essas questões, cuide-se. Há alguma coisa profundamente errada com a sua cabeça. Falta sabedoria à sua memória. Ela não sabe distinguir entre o digno de ser aprendido e o indigno de ser aprendido. Acho melhor procurar um psiquiatra.
Fonte dos textos 2 e 3: www.rubemalves.com.br/badulaques


2 comentários:

  1. Olá pessoal, Olá Profa...

    Gostei muito da postagem e dos textos de Rubens Alves. O assunto super já está "batendo a nossa porta". Eu mesmo, dia 06 e 07 tenho ENEM e 14/11 UNESP.

    Concordo com o fim dos "vestibulares decorebas" e conteudistas. Na verdade, depois de todo este "mar de estudos exaustivos" só fica o que aprendemos realmente, o que vamos utilizando no decorrer de nossa "trajetória" profissional e pessoal. O resto, como o nome já diz, é resto.

    O ENEM vem trazendo uma revolucionária forma de avaliação de nossos conhecimentos, que tem como base a interpretação, as intertextualidades e a exploração de diversas habilidades q temos. É uma avaliação mais completa.

    Sobre os outdoors os profissionais de marketing exageram mesmo nas propagandas. Eu acho q a opção correta para a pergunta d texto é a segunda. Se não é a esperada é a verdade.

    Referente ao último texto, ainda bem q eu já faço terapia... rsrsrs... Porque não tenho a mínima ideia das respostas destas perguntas. kkk... O importante agora na reta final é relaxar e aproveitar os momentos de lazer. O que tínhamos que aprender já aprendemos. Estudar de mais agora é desgaste. O máximo q podemos fazer é uma revisãozinha, bem rápida.

    Até mais pessoal. Xi, vim rapidinho e escrevi "muitão".

    Bjs profa!!!
    Fui...

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  2. Carlos: Rubem Alves sempre mostrou indignação com esse assunto. E com razão. Além dele, muitos outros educadores vêm, ao longo dos anos, discutindo e lutando por uma opção de seleção menos traumática, com mais sabedoria e justiça. Não bastasse a prova, o vestibular influi diretamente no currículo das escolas. Muitas delas começam “preparar” os alunos para o vestibular desde criança e esquecem das habilidades que precisam ser desenvolvidas para enfrentar e vencer os desafios da vida. Deixam de estudar e vivenciar com as crianças e jovens tantas coisas bonitas e importantes para estudar determinadas coisas “porque cai no vestibular”. Parafraseando Geraldo Vandré, a vida não se resume a vestibular. Felizmente, aos poucos as coisas começam a mudar...
    Quanto ao Enem e a Unesp, não tenho dúvida, vc se sairá muito bem. Um aluno que ficou com nota 10 em TODAS as matérias neste bimestre... Inédito! Mas, calma! É importante esclarecer uma coisa: Em Língua Portuguesa você só ficou com 10... porque eu não podia lhe atribuir uma nota maior que 10... Isso eu já lhe falei. Continue sempre assim. Pois além da inteligência, é preciso sabedoria e amor. E isso vc tem. Que Deus lhe abençoe!
    E que Deus ilumine e abençoe todos os meus queridos alunos e alunas que irão enfrentar essas “provas da vida” a partir de agora.
    Bjos.

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