Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O analfabeto político

"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudará a face da Terra". (Provérbio africano)


Aproximam-se as eleições. Por um lado vemos pessoas e candidatos com os ânimos e os nervos à flor da pele, e, por outro lado muitas pessoas indiferentes. Penso que não podemos nos dar ao “luxo” de ignorar o compromisso que temos no dia 3 de outubro de 2010. É um direito e um dever. Afinal, pagamos impostos e queremos ver nosso dinheiro sendo aplicado para o bem coletivo, principalmente em favor dos mais necessitados. Não podemos de forma alguma deixar de exercer esse direito conquistado com muito suor e luta, ou exercê-lo com irresponsabilidade. Precisamos pensar na educação, na saúde, na valorização da democracia, da cidadania.
O Mire e Veja Travessia, comprometido com o fim da alienação, da despolitização, não poderia se omitir neste momento, e traz uma breve reflexão poética e conclama a todos e todas para aproveitar os dias que antecedem as eleições para assumir esse compromisso social, ético e solidário, tendo em vista que a política é a arte de promover o bem comum. Quanto mais pessoas “alfabetizadas” politicamente, mais dignidade podemos conquistar. A história mostra que as mais importantes mudanças foram conquistadas com a participação popular.
Sendo assim, além de "O Analfabeto Político", poema bastante conhecido e que chama-nos para o despertar da inércia e alienação política, deixo outro belíssimo poema - Perguntas de um Operário que Lê -  do mesmo autor, que questiona o registro da história onde insistem em negar a participação do povo nas conquistas sociais. Façamos nossa parte na eleição, para fazermos parte da história. Vamos aos poemas do alemão Berthold Brecht, grande poeta, dramaturgo e contista Modernista.

O Analfabeto Político

O pior analfabeto
é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato, do remédio
dependem das decisões políticas.

O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo
que odeia a política.

Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista,
pilantra, corrupto e lacaio
dos exploradores do povo.

*****

Perguntas De Um Operário Que Lê.

Quem construiu Tebas, a das sete portas?
Nos livros vem o nome dos reis,
Mas foram os reis que transportaram as pedras?
Babilônia, tantas vezes destruída,
Quem outras tantas a reconstruiu? Em que casas
Da Lima Dourada moravam seus obreiros?

No dia em que ficou pronta a Muralha da China para onde
Foram os seus pedreiros? A grande Roma
Está cheia de arcos de triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem
Triunfaram os Césares? A tão cantada Bizâncio
Só tinha palácios
Para os seus habitantes? Até a legendária Atlântida
Na noite em que o mar a engoliu
Viu afogados gritar por seus escravos.

O jovem Alexandre conquistou as Índias
Sozinho?
César venceu os gauleses.
Nem sequer tinha um cozinheiro ao seu serviço?
Quando a sua armada se afundou Filipe de Espanha
Chorou. E ninguém mais?
Frederico II ganhou a guerra dos sete anos
Quem mais a ganhou?

Em cada página uma vitória.
Quem cozinhava os festins?
Em cada década um grande homem.
Quem pagava as despesas?

Tantas histórias
Quantas perguntas


*****






Berthold Brecht (1898 - 1956)

4 comentários:

  1. Olá pessoal!!!
    Olá Profª!!!

    Primeiro, quero agradecer este suporte que está nos dando, nos incentivando a participar das decisões políticas e também a pesquisar mais sobre os candidatos.

    Como vc falou o pior analfabeto é o político. Eu creio que estes não compreenderam o sentido de política em sua totalidade. O Dicionário Aurélio (pai dos inteligentes... rsrsrsrs) nos ajuda nesta descoberta do sentido de política, há 5 definições. Acho que 2 já definem muito bem. Política: "Arte e ciência de bem governar, de cuidar dos negócios públicos"; "Habilidade no trato das relações humanas".

    Algumas pessoas só compreendem a expressão com a primeira definição dada sobre o governo, os governantes e, a maioria que diz que não gosta de política, não gosta da corrupção, da mentira, das pilantragens de alguns políticos, e não da política em si... Como diz a segunda definição, política é tudo que envolve o tratamento das relações humanas, a busca por melhores condições, por mais direitos e benefícios a sociedade, tudo isso também é política...

    Q este ano possamos nos informar bem sobre nossos candidatos e votar conscientes (quem puder, quem não puder ainda já vai se preparando)... pois, falar q está ruim é fácil, mas votar pra mudar já é outra história... Q não nos acomodemos e só fiquemos nas reclamações...

    Tá na hora de ir as urnas e lutar por nossos direitos assim: votando... e votando bem...

    Bjs Professora!!!

    Xi... Escrevi um poquim, né?

    Tchau galera...

    Fui...

    ResponderExcluir
  2. Carlos: Você é uma pessoa muito aberta à aprendizagem, às coisas da vida, e isso é muito importante para um jovem. A pessoa assim nunca será “massa” e sim ser pensante e autônomo, capaz de construir sua história e ajudar o mundo. O analfabeto político, com sua omissão ou decisão errada, não só prejudica a si próprio, mas também aos outros, ao coletivo. Publiquei esses lindíssimos poemas de Berthold Brecht pensando em dar a minha contribuição nessa eleição que será importantíssima para São Paulo e para o Brasil. Que Deus nos ajude!
    Aguarde que em breve terá publicação aqui do Carlos Henrique. Você, por acaso, o conhece?!

    ResponderExcluir
  3. Esse ano não tirei o meu título de eleitor, mas quando conversei com algumas pessoas, e descobri a opinião delas, percebi que tinha cometido um erro, e deveria tentar fazer o que elas não farão!
    Ano que vem, tirarei meu título, e com certeza, daqui para frente, analisarei todas as propostas de todos os candidatos posíveis! "Analfabetização" Política é um dos maiores problemas do País, se não o MAIOR!

    ResponderExcluir
  4. Haldren: Pena q vc não tirou o seu título, assim já estaria votando, exercendo seu direito de cidadão, agora, domingo. Gostei muito do seu comentário, da sua atitude. Senti firmeza! Tendo jovens assim, “alfabetizados” politicamente, é que poderemos desfrutar de uma sociedade democrática, justa e feliz. Parabéns! Beijos da profa. Eliran.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!