Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A mulher negra

"Só educadoras e educadores autoritários negam a solidariedade entre o ato de educar e o ato de serem educados pelos educandos; só eles separam o ato de ensinar do de aprender" (Paulo Freire - A importância do ato de ler)
Ola!
Pensam que só o Rubem Alves tem o seu “Quarto de Badulaques”? Ora essa! Eu também tenho o meu e com preciosidades; coisas muito significativas. Acredito ser de grande importância mostrar um pouco dos trabalhos realizados em outros anos, pois os mesmos, hoje, podem servir de incentivo, de aprendizagem. Vez ou outra mostrarei  aqui alguns relacionados à Língua Portuguesa que levaram eu e meus alunos a "criarmos laços", aprendermos e crescermos. O que mostro hoje foi feito como trabalho final do curso "Bem-vindo Professor!"que fiz na Pinacoteca do Estado. Registro aqui a colaboração que tive do professor Elizeu (História), Professora Juvendira  (Artes), professor Arilton, coordenador pedagógico na época, e do diretor Valter. Se algum aluno/a, professor/a da época tiver acesso a este blog, pode comentar, fazer contato...  Vale lembrar que este foi considerado um dos melhores projetos apresentados no curso, e uma cópia ficou na Pinacoteca. Publico aqui apenas alguns recortes: poesias, pinturas, fotos. Espero que mesmo assim, todos os visitadores do Mire e Veja Travessia consigam ter uma ideia do que foi o trabalho e que gostem. Beijos!

"Realizado como parte do curso "BEM-VINDO PROFESSOR! 2004", o Projeto “O PERSONAGEM NO SÉCULO XIX”, se desenvolveu a partir da  “Mulata Quitandeira”, pintura de Antônio Ferrigno, quadro que chamou a atenção dos alunos que visitaram a Pinacoteca. Depois da leitura desta obra de arte (foto), fizemos a "releitura" e também os estudos sobre a Mulher Negra.

Atividades como visita monitorada à Pinacoteca do Estado (22/06), excursão para o teatro (O Cortiço – peça adaptada da obra de Aluísio Azevedo - 13/08), pesquisas na internet, pesquisas e leitura de livros, jornais e revistas, leitura de imagem, pinturas, produção de textos poéticos, dentre outras, foram algumas das metodologias usadas para desenvolver este trabalho com alunos e alunas do Ensino Médio-Período Noturno, o que possibilitou, além do estudo de personagens negras na literatura, na arte e na história, uma calorosa, séria e importante discussão sobre o papel, o valor, a luta da mulher negra na sociedade, não só no século XIX, mas também na contemporaneidade.
Mais uma vez veio à tona o grande talento, seriedade e dedicação dos nossos alunos e alunas. Isso é fundamental e faz com que a nossa escola seja reconhecida e respeitada por todos, através dos trabalhos que desenvolve. Parabéns a todos vocês que pesquisaram e trabalharam com tanto entusiasmo para que este projeto saísse da melhor qualidade." Professora Eliran/2004.
Algumas Poesias:

MULHER NEGRA

Negra de pés descalços
Pela estrada a andar
De turbante na cabeça
Saia longa a rodar
Vai andando sem destino
Sem saber onde parar.

Quanta luta quanta história
Ela tem para contar
Lá nos tempos das senzalas
Trabalhava sem parar
Hoje com suas conquistas
Até já pode estudar
E com muita luta e esforço
Até mesmo se formar
Coisa que naquele tempo
Não podia nem sonhar.

Negra de lábios grossos
Boca parecendo uma flor
Por que desde os séculos atrás
Não lhe deram valor?
E até hoje ainda sofre
Discriminação da sua cor?

Mesmo sofrendo preconceito
A mulher negra evoluiu
Veja a Benedita da Silva
Que governou o Rio.
Também na música e na arte
Bem representada está
Neuza Borges, Thaís Araújo
Luciana Rodrigues, Sandra de Sá.

E no cenário internacional
Uma conquista a mulher negra faz
Lutando pela igualdade e justiça
Ganha o prêmio Nobel da Paz!

Com muita luta e raça
Beleza, talento e fé
Qualquer papel ela desempenha
E pode ser o que quiser
Médica, Professora, Dona de Casa
Pode, enfim, ser mulher!

(Elizete Pinheiro Machado - 3ª série B)
- Profª Eliran -
---------
BELEZA NEGRA

A mistura das raças
É uma das coisas mais bonitas
Que existe em nosso país.
Pele colorida,
Protegida,
Brilha como se tivesse molhada
Com óleo do prazer,
Que existe em você.
Lutadora
Vencedora.
Humilha e mata o preconceito
Ele precisa morrer!
Você é a rosa
Dentre as outras rosas
Que enfeita o jardim - Brasil.
Corpo reluzente,
Doce de amar.
Sem você
Como ficaria a cara desse País?
Mulher Negra,
Sem preço.
Obrigado.

José Coelho dos Santos
3ª série A – Ensino Médio
------
Algumas Pinturas:


Algumas fotos do processo de desenvolvimento do PROJETO:

3 comentários:

  1. Realmente, dentre os anos que estudei e os muitos professores que conheci, descobri o que é o "amor de lecionar" só em ti.
    Guardar por quatro anos os trabalhos feitos por seus alunos, e com carinho e tanta significação demonstra um pouco deste amor.

    São trabalhos realmente bonitos, mas ressalto a beleza do poema “Mulher Negra”, de Elizete Pinheiro Machado e a primeira pintura, de Daniel Generoso.
    No poema de Elizete ela construiu muito bem, em versos, a história, beleza e conquistas da mulher negra. Realmente de uma grande beleza poética.
    Na pintura de Daniel, vemos como era vista a mulher negra antigamente e como até hoje alguns insistem em vê-la.

    Parabéns a todos que participaram. Parabéns professora.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal!!! Olá Professora Eliran!!!
    O "Mire e Veja" é mesmo uma caixinha de surpresas, quando penso q já vi tudo, vc nos revela estas preciosidades...
    Gostei muito de tudo.. Gostei das poesias, principalmente, a de Elizete Pinheiro, onde vemos a comparação e a evolução da mulher negra no decorrer da história... a poesia de José Santos também é muito bonita e mostra toda a beleza da mulher negra... As pinturas também ficaram super legais, super caprichadas, super bonitas, dignas de apreciação detalhada... creio q arte é a melhor forma de expressarmos tudo...
    Estes projetos marcam nossa trajetória escolar. Neles aprendemos não só novos conceitos, novas coisas, novas visões do assunto... mas também exercitamos o trabalho em grupo, vemos a diversidade de opiniões, debatemos para chegar em na melhor forma de realizar o trabalho...
    Agradeço, mais uma vez, por ter prestigiado a conclusão de um projeto semelhante a esse no ano passado, o "Sarau: Nos prados de Adélia", uma oportunidade inesquecível de apaixonar-me pela poesia e ver a interação de todos q participaram da organização do sarau... Essas experiências são inenarráveis e inesquecíveis....
    Quero parabenizar a todos que participaram deste projeto q ficou muito legal: poesias, pinturas, arte... tudo é aprendizado...
    Professora, parabéns por guardar e registrar com todo o carinho estes projetos... vemos que são reflexo de sua dedicação, profissionalismo e amor aos seus alunos... Aguardo o projeto deste último ano de nossa trajetória escolar e espero q possamos ter esta experiência de aprendizado junto...
    Xi... Acho q eu escrevi demais desta vez...
    Bjs!!!
    Fui...

    ResponderExcluir
  3. Mr. Cuca: realmente tenho muito amor à educação, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas. Guardo com muito carinho o registro de trabalhos desenvolvidos com meus alunos/as, principalmente quando os mesmos foram significativos, não só do ponto de vista do “produto final”, mas do processo, da travessia...
    Obrigada pelo comentário ao trabalho meu e dos meus ex-alunos/as. Percebo em seus comentários uma honestidade e sensatez muito grande.
    Parafraseando Guimarães, isso me alegra, montão.
    Carlos: viu só? O Mire e Veja surpreendendo! Mas o segredo eu lhe conto: é q aqui, por mais simples q seja a postagem, por mais curto q seja o tempo, tudo é pensado e feito com muito carinho. Aí tudo se torna bonito, significativo, assim como os comentários de vocês, q sei, Tb são feitos com carinho, por isso me surpreende; são uma “caixinha de surpresas”. É como a arte, a poesia. Quem faz a poesia bonita é o poeta e... o leitor.
    O tema deste projeto foi maravilhoso! Nunca tinha pesquisado sobre a mulher negra, mesmo na literatura...
    Registrei sua “cobrança” e nela penso com muito carinho. Beijos, meu querido aluno.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!