Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Museu da Língua Portuguesa

Fiz minha visita semestral ao museu da língua portuguesa em 28/03/2010 para conferir a mais recente exposição:

MENAS
O certo do errado
O errado de certo.

“Entre brincadeiras, reflexões, frases de todo tipo e arte literária, MENAS propõe uma discussão que desafia nossas certezas, diluindo parte das fronteiras entre o culto e o popular. (...) Acontece, que entre letrados e não letrados, todos temos dúvidas. Todos cometemos “erros”.
Essas são algumas frases que vemos assim que chegamos no 1º andar do museu para conferir a amostra assinada pelos curadores Ataliba T. de Castilho e Eduardo Calbucci, duas grandes autoridades do Brasil quando o assunto é Língua Portuguesa. O título e a ideia de "Menas" são do secretário de Cultura do Estado de São Paulo, João Sayad.
É uma ótima amostra para apreciarmos desarmados de todo e qualquer tipo de preconceito linguístico, vendo a linguagem, também, como um fator social.
O próprio título da exposição já nos provoca. Eu, em sala de aula já repeti inúmeras vezes: menas é uma palavra que não existe. Menos é um advérbio, portanto, invariável... Pois é! Mas existem muitas pessoas que falam menas aula, menas gente, menas prestações...
O museu, aberto ao público pela primeira vez em 21 de março de 2006 e que já é um dos museus mais visitados do Brasil, tem, entre outros, os seguintes objetivos: Aproximar o cidadão usuário de seu idioma, mostrando que ele é o verdadeiro “proprietário”e agente modificador da língua portuguesa e valorizar a diversidade Cultural Brasileira.
Como mencionei no início, no 1º andar ficam as exposições temporárias. Se não me falha a memória, a primeira foi sobre Guimarães Rosa, depois Clarice Lispector, Gilberto Freire, Cora Carolina, Machado de Assis, e agora eles optaram por temas linguísticos como a que temos atualmente que fica até 27/06/2010.
Os outros dois andares (2º e 3º) têm atrações belíssimas e são permanentes: Filmes sobre a origem da nossa língua, sobre festas, carnaval, religião e as diversas culturas brasileiras; apresentação de poesias na praça da língua, atividades interativas com computadores, informações diversas, etc.
Quando sobra tempo (e fôlego) é só atravessar a rua e dar uma passadinha na Pinacoteca. É só beleza!
E aí? Quem já foi ao museu? O que achou? Quem não foi, quando irá?!!! Não deixe de ir...
EM TEMPO: Fica na Estação da Luz, abre de 3ª a domingo, das 10h. às 18h. O ingresso custa R$ 6,00. Com carteirinha de estudante, R$ 3,00. Sábado a entrada é gratuita no museu e também na pinacoteca.

8 comentários:

  1. Olá galera...
    Eu já fui ao Museu da Língua Portuguesa... Quando fui, vi a exposição de Machado de Assis, o "Bruxo do Cosme Velho" p/ os mais amigos... rsrsrs...
    As exposições permanentes são também super legais... as atividades interativas são as melhores... tem uma sala, parecida com sala d cinema, q eles exibem periodicamente um curta metragem sobre a Língua Portuguesa... no fim do curta há uma surpresa... só q não vou contar... pq tem q ir pra conferir... rsrsrs...
    Pretendo ir nesta exposição de agora... e já aproveito e vou a Pinacoteca... Ver a Andy Warhol, Mr. America, um dos mais importantes e influentes nomes da Pop Art...
    Profª: desculpe pelo internetês... Certo ou errado, legal ou não... Acho q a liberdade de expressão é o melhor... O objetivo principal da língua não é comunicação???... então... Usar a língua, mesmo q não a formal, em algumas ocasiões, q mal tem...Bjs!!! Até +!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia Profª
    Nunca fui no museu da língua portuguesa,mas estou pensando em ir...=D
    já fui na pinacoteca, um lugar maravilhoso, eu simplesmente adorei as obras...
    O ingresso é muito barato e vale muito apena.
    Beijos

    Ah e quem estiver afim de ir tbm no museu e quiser ir comigo e só falar. Ok

    Obs:Concordo com vc Carlos rsrssrsr... Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia sueli.
    Vomos sim ,eae professora vomos um domingo desses??
    bjs ate maiss...

    ResponderExcluir
  4. Atenção pessoal!!! Estamos combinando para visitar o Museu da Língua Portuguesa num domingo. Interessados/as falar com Vilson, Sueli ou Izamara no 3º A. Essa turma só pode ir num domingo. Se alguém quiser combinar uma turma para um sábado é só falar. Beijos. Professora Eliran.

    ResponderExcluir
  5. Hey gente! Acho que ficou marcado para o dia 16/05 né? Em plena virada cultural pode? Vo perder Titas nem acrdeito, mas enfim.. já que ninguem quer me acompanhar...

    Dia 16/05, temos de combinar direitinho em prof.. Bjos!

    Louvores a Berzebu

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. ola Professora, aqui é seu aluno preferido da escola ^^
    !! Seria muito bom se agente fosse para o Museu da Lígua Portuguesa,ai a gente podeira discutir varias coisas sobre o Museu da Lígua Portuguesa, e eu nunca fui + um dia gostaria de ir e seira + legal se fosse com os alunos de classe...
    e a Porfessora Eliram de Portuguê é muito legal nota 10, desse ano éla é minha professora + prefirida da escola !!

    ResponderExcluir
  8. Sabem qual a mostra que inaugura hoje, 24/08/2010, e vai até janeiro de 2011 no Museu da Língua Portuguesa? “Fernando Pessoa, Plural como o Universo”. Irei conferir em breve, mas já posso adiantar que é tudo de bom! Programem-se!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!