Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

terça-feira, 9 de março de 2010

Lista de livros dos vestibulares 2010 da USP e UNICAMP

A Fuvest, responsável pela seleção da USP (Universidade de São Paulo), e a Comvest, que organiza o vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), divulgaram a lista de livros para o processo seletivo de 2010. Três novas obras foram incluídas na lista. Confira:

• "O Cortiço", de Aluísio Azevedo;
• "Capitães da Areia", de Jorge Amado;
• "Antologia Poética (com base na 2ª edição aumentada)", de Vinícius de Moraes;
• "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente;
• "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida;
• "Iracema", de José de Alencar;
• "Dom Casmurro", de Machado de Assis;
• "A Cidade e as Serras", de Eça de Queirós;
• "Vidas Secas", de Graciliano Ramos;


A lista dos livros foi unificada pela Fuvest e Comvest no vestibular de 2007, 20 anos após a separação dos processos seletivos da Unicamp e da USP, acontecida em 1987(uol/educação)

6 comentários:

  1. Vou começar pelo Dom Casmurro, q é o único q eu tenho! kkkkk
    Vou me matar de estudar esse ano p passar na Fuvestttt! Pena q não tem "Bagagem" na lista né profaaa....

    ResponderExcluir
  2. Comecei pelo Auto da Barca do Inferno, q para mim é o q tem linguagem mais simples e humorística... Vou seguir a ordem das escolas literárias, pra poder comparar as características das obras.
    Agora estou começando Iracema, um romance romântico indianista, com alguns termos Tupi-guarani, q só com a ajuda dos comentários do livro compreendo... Mas, tudo bem, é legal...
    Alguns já li, mas vou reler pra relembrar cada história e passar na FUVEST!!!
    Pena que não tem Harry Potter na lista seria uma boa obra de literatura contemporânea.
    Bjs Profª! Até mais... Fui...

    ResponderExcluir
  3. ê Vidas Secas e Dom Casmurro... sai ano, entra ano e eles são figurinhas carimbadas no vestibular, tive que estudá-los para fazer vestibular em 1997, 1998 e 1999. hehehehe
    Boas histórias...

    ResponderExcluir
  4. Carlos, ótima ideia essa da ordem das escolas; pena que já comecei por Dom Casmuro, que de todos é o único que possuo... Já pensou uma questão na Fuvest sobre o Conto dos Três Irmãos???rsrsrsrrs

    Profa Monalisa, entendi errado ou vc fez vestibulis nesses três anos???? :O ..A minha profa de bio do cursinho disse que fez cursinho quatro anos e meio! Espero que seja só para assustar os alunos.... E quanto essas duas obras, ter visto o filme e a série de TV ajuda um pouquinho antes de pegar os livros. Mas, ao contrário do que dizem, Mil palavras valem mais que todas as imagens do mundo.

    Abraços pessoals!
    Entrem no meu blog, please!
    http://enter-esses.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Profª!!!
    Levando em conta a acessibilidade as obras e minhas preferidas, eu sugiro "Dom Casmurro" e "O Auto da Barca do Inferno". Mas, também seria legal trabalharmos "O Cortiço" e "Vidas Secas"... rsrsrs... Todas são ótimas...
    Creio q teremos muitas coisas a aprofundar nestas obras para entendê-las melhor. E com sua mediação seria melhor ainda...
    Até mais!!! Espero contribuir... À disposição...
    Bjs!!! Fui...

    ResponderExcluir
  6. O carlos é muito nerd eu nao entendo o que ele fala.. shuahsuahushua ( Brincadeira saudavel)

    Que Deus nos ajude nessas Fuvest da vida..

    Boa sorte a todos!!!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!