Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

À Margem

“Quando alimentei os pobres chamaram-me santo, mas quando perguntei por que há gente pobre chamaram-me comunista” (Dom Hélder Pessoa Câmara)


Olá!
Quanta saudade deste espaço! Vejo, pelo contador de visitas, que não foram poucas as visitas (ou garimpagem) ao meu blog.  Obrigada! Estou de volta com aquele carinho de sempre que vocês já conhecem!
Estive envolvida num sonho, numa campanha eleitoral em minha cidade natal, via internet, mas...

Carlos Drummond
 (...)
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?" (Carlos Drummond de Andrade)
Subestimamos a “Força da grana que ergue e destrói coisas belas”...
Agora resta aguardar o que farão as autoridades jurídicas diante de tantas denúncias de compra de votos, coibições, falsas promessas, centenas de transferências irregulares de títulos eleitorais, altos investimentos financeiros, inclusive de pessoas de outras cidades, e tantas atrocidades que nos deixam  estarrecidos! Com 94 votos de diferença, perdemos o sonho de consolidar a democracia e justiça em Brotas de Macaúbas- BA, uma “Cidadezinha Qualquer”, como diria Carlos Drummond de Andrade, mas que tanto amamos!
        A  população, indignada, clama por JUSTIÇA e PAZ! Diz que “justiça” acontece em qualquer lugar, menos lá. Acha até que deve ter algum “poderoso” ou “poderosa” nas instâncias judiciais da Bahia para “proteger” grupos políticos da cidade, ou mesmo algum poder “sobrenatural” do mal. (Riobaldo, meu personagem preferido da Literatura Brasileira... S.O.S.!)   Mas, gente! - digo eu - “não diga que a vitória está perdida”; “tenha fé em Deus tenha fé na vida”...

Carlos Henrique

 E, para aquecer esse nosso reencontro aqui no Mire e Veja Travessia, deixo um poema do meu querido ex-aluno, parceiro meu em muitas empreitadas de sucesso, e que vocês já conhecem bem: Carlos Henrique, que tem agora um novo blog, um belo espaço onde ele expressa suas alegrias, angústias e inquietudes de jovem pensante, por meio de lindos poemas (www.opoetaemconstrucao.blogspot.com). Esse poema ele fez inspirado numa comunidade que se chama Campo Grande. Apreciemos:



                      À MARGEM

O Sol nasce
E renasce a força
Deste povo grande
De Campo Grande.

Pessoas que
Trabalham, lutam,
Calam, gritam,
Criam, recriam,
Sobrevivem, vivem.

Campo de brotos,
A caminho de desabrochar.
Fértil de flores e frutos,
Muitos à margem.

Campo de cidadãos
De fé e coragem
Em constante busca,
Mas sempre à margem.

Campo de sonhos,
Acreditados e silenciados,
Vasto de Esperança,
Grande de Vida.

Campo Grande de
Presentes,
Memórias,
Futuros.

Carlos Henrique - 2012

7 comentários:

  1. Senti muita falta das postagens “poéticas” e reflexivas do Mire e Veja Travessia...
    Acredito que os brotenses têm uma “tarefa revolucionária” daqui para frente que é não deixar morrer a semente frutificada e fomentar a continuidade da luta com braveza e ternura. A consciência, a luta e união de um povo e suas lideranças é um desafio a ser perseguido dia-a-dia, para que o povo não retroceda nas suas conquistas de dignidade e soberania. Povo consciente é povo livre! A luta continua...
    Parabéns a todos pelo trabalho justo e democrático realizado nesses quase quatro anos! Certamente vocês escreveram as mais bonitas páginas da história de Brotas...
    Em tempo: Parabéns, Carlos Henrique por mais esse belo e significativo poema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc sentiu falta! Quero dar prioridade para o blog. Adoro esse espaço. Obrigada por seu bonito comentário e vamos torcer para que as mais bonitas páginas da história de Brotas continuem sendo "escritas" pela justa e democrática administração de Júnior e Ailton. Que o nosso povo não fique à margem da sociedade. bjos.


      Excluir
  2. A derrota de nosso município não foi pelo o seu povo e sim pelo o povo de outras cidades e também a compra de votos daquela pessoas que infelizmente ainda pensam muito pequeno, não sabe olhar o município como um todo e enxergar tantas obras realizadas dentro de quatro anos, mas, estamos de cabeça erguido pelo o grandioso trabalho na administração que serviu para mostrar como um gestor competente trabalha com o dinheiro público e a responsabilidade na aplicação do mesmo.Esperamos que justiça será feita e lembrando que a justiça de Deus tarda mais não falha e que tudo será feito no tempo certo e no momento certo. Então primeiro entregamos a Deus e segunda a justiça dos homens.
    Um grande beijo Eliram e estamos na torcida.
    Maria Deijanira (Zita)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga professora Zita: Quanta alegria ter vc aqui no meu blog!!!
      O que aconteceu em nosso município nessas eleições foi uma vergonha sem tamanho! Eu, assim como vc e muitas outras pessoas também clamo por justiça! "Se o homem se calar até as pedras falarão." Vamos lutar para trazer de volta a eleição que nos foi "roubada", literalmente! Inspirados no espírito critão não podemos jamais "cruzar os braços" e aceitar tudo isso como se fosse "normal". Firmes aí! Estamos juntas nessa luta.
      Obrigada por sua presença no Mire e Veja e volte sempre!!!
      Bjos. Eliran

      Excluir
  3. Especialmente, para o Mire e Veja e seus visitantes, Professora Eliran e, meu caro amigo, Carlos Drummond de Andrade.
    Ser de sete faces

    Carlos,
    Tenho em mim
    O sentimento do mundo.
    Meu cálice transborda.

    No meio do caminho tinha
    e ainda tem
    uma pedra.

    Minha missão, Carlos,
    é ser gauche na vida.
    Não estou só nessa.

    Meu Deus, meu Deus
    Por que me abandonastes nessa quadrilha?
    Por que me deste presente tão grande?

    Mundo mundo vasto mundo
    Se me chamasse diferente
    Eu não seria eu,
    uma rima não me basta.
    Mundo mundo vasto mundo
    Mais vasto é meu Ser.

    E agora, você?
    Você que é angustiado,
    que é inconformado.
    Você pensador
    Demo-nos as mãos?

    Carlos Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amado Carlinhos: Que Lindo!!! Quem surpresa maravilhosa!!!
      Quero, do fundo do meu coração, agradece-lhe em meu nome, em nome de todos os visitantes do Mire e Veja, e em nome do nosso poeta maior, Carlos Drummond de Andrade por homenagem tão singular... Obrigada!!!! Amei a intertextualidade do poema. Ficou linda!!!!! Apenas faltou "uma face" (uma estrofe), mas sei que vc vai arrumar porque reflete um momento, uma fase "guache" da sua vida e deve ficar registrado para os momentos de superação. Te amo muito e estou ao seu lado para o que der e vier. Deus iluminará e guiará seus passos, pode ter certeza. bjão e "saudadona".

      Excluir
  4. Ser de sete faces

    Carlos,
    Minha missão é ser gauche na vida.
    Não estou só nessa.

    Tenho em mim
    O sentimento do mundo.
    Meu cálice transborda.

    Sou Carlos que amava,
    que amava,
    que ama.

    No meio do caminho tinha
    e ainda tem
    uma pedra.

    Meu Deus, meu Deus
    Por que me abandonastes nessa quadrilha?
    Por que me deste presente tão grande?

    Mundo mundo vasto mundo
    Se me chamasse diferente
    Eu não seria eu,
    uma rima não me basta.
    Mundo mundo vasto mundo
    Mais vasto é meu Ser.

    E agora, você?
    Você que é angustiado,
    que é inconformado.
    Você pensador
    Demo-nos as mãos?

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!