Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Mensagem da Criança

“A educação infantil é tudo; o resto, quase nada..." (Celso Antunes, escritor e educador)

 Olá!
Falando em criança, educação infantil, como mãe tive experiências e vi experiências de outras mães...  As escolas, com algumas exceções, apregoam e praticam uma educação em que excesso de tarefas é sinal de qualidade e pensar no “futuro” é bandeira maior. Os vestibulares, o mercado de trabalho, a competição, já fazem parte do discurso nessas escolas desde muito cedo. Quase sempre tratam as crianças como “pequenos” adultos; os ambientes incentivam o consumismo, pensam e pregam somente o futuro e esquecem que as crianças, como qualquer ser humano, precisam e devem viver o presente; pouco entendem de criança. O pior: os pais, quase sempre, concordam e avaliam a qualidade de ensino de uma escola por esse ângulo.  
 Para quem gosta e/ou educa crianças, deixo aqui uma linda mensagem.



Mensagem da Criança

Dizes que sou o futuro:
Não me desampares no presente.

Dizes que sou a esperança da paz:
Não me induzas à guerra.

Não desejo tão só a festa do teu carinho:
Suplico-te que com amor me eduques.

Não te rogo apenas brinquedos:
Peço-te bons exemplos, boas palavras.

Ensina-me o trabalho e a bondade, 
a honestidade e o perdão.

Orienta-me para o caminho da justiça.

Corrige-me enquanto é tempo,
mesmo que eu sofra...

Ajuda-me hoje, para que amanhã 
eu não te faça chorar...

Fonte: Edições Paulinas (gratuidade 09)

 ***

5 comentários:

  1. Olá galera, Olá Profª!
    Parabéns pela postagem, outra vez nos fazendo pensar e criticar... olhar além...
    Q nossas crianças utilizem o direito de ser crianças crinças, com tudo q são, vivendo cada fase da vida, sem pular etapas. E q nossa sociedade, o governo e nós tratemos das crianças com respeito a dignidade humana delas.
    Até a próxima. Bjs Profª! Fui...

    ResponderExcluir
  2. “Professorinha ensinando às crianças; aos adultos; ao povo;toda a arte de ser, sem esconder o ser.” (Carlos Drummond de Andrade)

    Como hoje é dia D, não poderia deixar passar sem visitar o Mire e Veja e também sem parafrasear este ilustríssimo escritor, poeta e “ser” que foi Carlos Drummond de Andrade.

    Mais uma vez a senhora, professora, traz-nos um texto belo e muito reflexivo. Faz-nos pensar o que será das nossas crianças.
    O próprio Drummond ironiza o costume das pessoas de perguntarem às crianças sobre o que elas serão quando crescerem:
    “Que vai ser quando crescer?/ Vivem perguntando em redor. Que é ser?/ É ter um corpo, um jeito, um nome?/ Tenho os três. E sou?”

    As escolas, os pais, a educação atual, estão mais preocupadas em formar profissionais do que formar cidadãos. Por isso a nossa sociedade vem empobrecendo intelectualmente e regredindo tanto.
    Devemos lembrar que nós somos o reflexo do passado. A educação é o espelho para as nossas crianças que serão o reflexo de amanhã. E o que será do amanhã? Eu não sei. Tenho medo de saber.

    Saudades professora. Minha grande educadora. Logo mais eu volto para ver a postagem sobre o dia D, que tenho certeza que a senhora não irá se esquecer.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  3. Professora Eliran

    Sou Professor e Biólogo. Busco em páginas aleatórias a divulgação do Ver de Vida, dedicado à causa ambiental e humanística.

    Felicidade em sua importante jornada.

    Cláudio

    ResponderExcluir
  4. Carlos: o problema da educação infantil é mais sério do que parece. Sempre tive consciência disso, mas com a minha experiência de mãe pude constatar isso mais de perto e espero que essa simples postagem tenha contribuído um pouco para a nossa reflexão. Como vc disse, governos, pais, educadores e nós, precisamos tratar as nossas crianças com respeito e dignidade. Obrigada pela sua sempre boa colaboração nas minhas postagens.

    Lucas Marinho/ Mr Cuca: Saudades!!!!!! Você passou por aqui num dia bem especial... O dia D. O que me deixou bastante feliz!!! E vc, como sempre, atento e pensante não esquece a data e ainda parafraseou o nosso grande Drummond à altura! Adoro seus comentários sempre poéticos e filosóficos... Como disse acima, espero que minha simples postagem tenha contribuído pelo menos um pouquinho para uma reflexão sobre a educação infantil.
    Obrigada pelo “minha grande educadora”. Por motivos particulares a postagem sobre o dia D saiu atrasada, mas com o devido carinho a vocês que me honram acompanhando o Mire e Veja Travessia e a Drummond, meu poeta “de mãos dadas”. Bjos e carinho.

    ResponderExcluir
  5. Professor Cláudio: já retribuí a sua visita indo ao vervida.blogspot.com
    Gostei muito do blog. Parabéns pelo seu trabalho! Abços. Eliran.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!