Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pequena Reflexão sobre Educação

“Não busco discípulos para comunicar-lhes saberes. Os saberes estão soltos por aí, para quem quiser. Busco discípulos para neles plantar minhas esperanças” (Rubem Alves)

Olá!
Como já disse aqui no Mire e Veja Travessia, gosto muito de passar na “casa do Rubem Alves”. Concordo com os pensamentos (ou seria os sonhos?) dele e me abasteço com leituras sempre enriquecedoras. De lá trouxe esse pequeno texto para nossa reflexão...

 ***                                                         * * *                                                                                                  
 “O estudo da gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das "ciências da educação" não faz educadores. Educadores não podem ser produzidos. Educadores nascem. O que se pode fazer é ajudá-los a nascer. Para isso eu falo e escrevo: para que eles tenham coragem de nascer. Quero educar os educadores. E isso me dá grande prazer porque não existe coisa mais importante que educar. Pela educação o indivíduo se torna mais apto para viver: aprende a pensar e a resolver os problemas práticos da vida. Pela educação ele se torna mais sensível e mais rico interiormente, o que faz dele uma pessoa mais bonita, mais feliz e mais capaz de conviver com os outros. A maioria dos problemas da sociedade se resolveria se os indivíduos tivessem aprendido a pensar. Por não saber pensar tomamos as decisões políticas que não deveríamos tomar. Se você desejar saber com detalhes o que penso sobre a educação, leia os livros que se encontram na sala Biblioteca. Nas minhas conversas com educadores meus temas favoritos são: A alegria de ensinar, A educação dos sentidos, O prazer de ler, A arte de pensar, O educador como sedutor, O educador como feiticeiro, O educador como artista, O educador como cozinheiro, As leis do pensar criativo, Anatomia do pensamento: informação, razão, inteligência, conhecimento, alegria, Aprendendo a desaprender, Entre a ciência e sabedoria: o dilema da educação, Educação e política, Educação e Vida, Aprendizagem e prazer.”
(www.rubemalves.com.br/quartodebadulaques)

*Grifo meu.

3 comentários:

  1. “A maioria dos problemas da sociedade se resolveria se os indivíduos tivessem aprendido a pensar”, disse Rubem Alves. John Dewey, Lipman, Paulo Freire e vários outros pensadores têm “batido muito nessa tecla” com importantes reflexões sobre a tão falada “educação para o pensar”; o pensamento crítico, autônomo, “superior” (como diz Lipman) tão indispensáveis ao ser humano e à sociedade. Por que isso não acontece na prática?!!! Eis uma boa interrogação para nós, professores, pais, alunos, sociedade em geral. Melhor interrogar do que calar. Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Pensar, arma perigosa, Não?!
    Talvez seja por isso tão difícil desperta-los nos alunos.
    Penso em mim que há uma grande pressão da sociedade em relação ao pensar, tudo nos influencia a não fazer isso.

    Afinal, quanto menos a sociedade pensar, melhor é não é mesmo?! ( Sarcasmo ).

    Já me vi muitas vezes questionando algo que o mundo já trazia respostas prontas, mas com o tempo percebi que nem todas essas respostas eram "exatamente certas". E muitos ao já verem a resposta pronta, não se dão ao trabalho de questionar..

    E isso acaba sendo uma arma já engatilhada, contra o próprio pensamento.

    ( acho que filosofei demais )

    Beijos, Prof.

    ResponderExcluir
  3. Iza: como você disse, “pensar é uma arma muito perigosa”. Mas para aqueles que querem e gostam de manipular as pessoas. Porque quem “pensa” é livre, tem ideias próprias e não se submete às manipulações sociais, das mídias, ou qualquer outro tipo de manipulação; sabe resolver as situações-problema que aparecem no dia-a-dia e atua com liberdade e responsabilidade.
    PS: tenho ido ao centro da cidade nesses dias, vejo algumas cenas e lembro-me sempre de você que expressou tão bem essas “cenas” em dois lindos poemas já registrados nesse blog: “Fluxo de hipocrisia” e “Sociedade alienada”. Parabéns pelos poemas e parabéns pela pessoa que você é. Bjos carinhosos.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!