Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

domingo, 24 de julho de 2011

Discurso de Formatura

“Se as coisas são inatingíveis... ora! / Não é motivo para não querer-las... / Que tristes os caminhos, se não fora / A mágica presença das estrelas! (Mário Quintana: “Das Utopias”)

Olá!
Sempre que vou a alguma festa de formação dos meus alunos fico observando os discursos. Que ideia passam? Que visão de mundo expressam? Que tipo de caminhada tiveram? O que encontrei hoje no meu "quarto de badulaques", com muito carinho compartilho com vocês,  no Mire e Veja Travessia: o meu discurso de formação do curso de Magistério, espécie uma de “curso técnico” para quem queria seguir a carreira de professor/a , que corresponde ao atual Ensino Médio, hoje. Ou seja, quando escrevi essas palavras, tinha, mais ou menos, a idade dos meus alunos e alunas. A realidade era outra, claro, completamente diferente. Mas, ao ler, constatei que, apesar do tempo e das adversidades, eu não mudaria nada em seu conteúdo, ou seja, apesar de, na prática e na realidade de hoje, ser bem difícil, continuo com os mesmos compromissos, os mesmos sonhos, as mesmas utopias...
Bjos. 


"Exmº senhor José Antônio de Carneiro, prefeito de Paratinga, DD representante do DR. Jonival Lucas, paraninfo da nossa turma; Edson Ribeiro, paraninfo de honra; Dr. José dos Santos Sodré e D. Eliana, queridos padrinhos dos formandos; professora Alexandrina Mirian Ribeiro Campos, patrona da turma; Exmº Dr. Antônio Rodrigues Barbosa; professora Alzira Ribeiro do Espírito Santo, madrinha do anel; Exmº Revmº padre João Cristiano Appelboom; meus senhores, minhas senhoras:
        Hoje é um dia de grande alegria para nós, formandos. Depois de muitas lutas, grandes experiências e muitos esforços, estamos aqui, junto com vocês, comemorando e compartilhando a nossa alegria por receber os nossos diplomas, símbolos da formação e capacidade que adquirimos.
        Com isso, assumimos uma missão nada fácil, mas muito sublime e importante, pois ser professor não é apenas transmitir conhecimentos, mas formar pessoas dignas e responsáveis, capazes de assumir o seu papel perante Deus e a sociedade. Pessoas que têm liberdade e capacidade de optar pelo bem e pelo desenvolvimento adequado a uma sociedade. 
        É grande a nossa responsabilidade como professores, nesse pedaço de chão baiano e nesse Brasil. Há um grande trabalho a fazer e não podemos nos omitir limitando o ensino à simples transmissão de conhecimentos, mas levar o aluno, dentro da educação recebida, a “fincar o pé”, assumir e fazer a sua história. Estamos certos de que o caminho que escolhemos não é fácil, mas compensador. Por meio da nossa profissão, podemos levar a paz, a alegria, o amor, o conhecimento a muitas pessoas, expressão da responsabilidade do compromisso que ora assumimos.
        Caros colegas: se concluímos o nosso curso, não foi por mera capacidade nossa. Muitas  pessoas nos ajudaram a “subir os degraus” que nos conduziram até aqui. O exemplo, o interesse e a dedicação do professorado do Colégio Cenecista Nossa Senhora de Brotas, o esforço dos nossos pais, o incentivo dos nossos amigos, nos deram forças para atingir a nossa meta. Por meio dos nossos pais, professores e amigos, Deus mostrou a sua ternura e fidelidade para nós, levando-nos a enfrentar os obstáculos sem desanimar.
        Talvez eu não tenha condições suficientes para nivelar meus sentimentos ao sentimento de cada um que me honra com esta representação que traduz muito carinho e confiança, estes meus queridos colegas, companheiros de luta, onde o dia a dia vivenciados, nos tornaram irmãos. Por isso hoje, de todo o coração, reproduzo aqui o nosso agradecimento conjunto:
“A Deus, autor da vida, fonte de nossas inspirações, oferecemos nossos recursos para a grandeza do seu reino e promoção da pessoa humana; ao venerando Colégio Cenecista Nossa Senhora de Brotas, jamais poderíamos expressar nossa gratidão; aos nossos pais, que nos legaram a persistência e o desejo de vencer; à pátria, a promessa de honrarmos o título recebido; aos colegas, pelo que aprendemos nessa feliz convivência; aos mestres, nosso carinho, nossa imorredoura gratidão; aos amigos, irmãos, esposos, filhos e namorados, obrigada pela compreensão, pelo estímulo nas horas de desânimos. O mérito da vitória hoje partilhamos.”
        Agradecemos também a presença do ex-diretor do colégio Dr. Antônio Rodrigues Barbosa, cujo nome foi escolhido para homenagear a turma dos formandos deste ano.
        Finalizando, oferecemos a Deus nossos recursos para a grandeza do Seu Reino e para o progresso da nação brasileira.
Obrigada!"

Oradora da turma: Eliran N. de Oliveira
 14 de dezembro de ....                                                                                                                 

6 comentários:

  1. Realmente isso se leva até os dias de hoje, bom trabalho professora, na vontade de ensinar você mostrou muito mais hehe!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seus posts. Lindo discurso professora! Beijos, Letícia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sora, Olá galera!
    Muito muito legal este discurso de formatura, muitíssimo bem escrito, sincero e cheio de poesia... opa, tô parecendo professor de Língua Portuguesa, analisando texto kkk...
    É muito bom saber que ainda existem pessoas comprometidas com a educação, com a sociedade e com os cidadãos. Pessoas que partilham com seu trabalho alegria, vida e conhecimento, fazendo-se melhor e contribuindo para que outros sejam melhores também a cada dia.
    Até mais! Fui... (Grand abraço e bjs Profa - Parabéns pelo discurso)
    P.S. lembrei da homenagem aos professores fiz na minha formatura, um discurso, palavras que saíram do fundo do meu coração e sempre estarão marcadas lá.

    ResponderExcluir
  4. Caio: realmente Caio, pode até me faltar outros atributos, mas, VONTADE de ensinar, isso nunca me faltou, graças a Deus. E isso é fundamental...
    Saudades! Volte sempre aqui... Bjos.

    Lê: que bom que você gostou das minhas postagens aqui no blog e também do meu discurso de formatura. Eu também adorei os seus blogs! Já lhe falei isso...
    Apareça sempre no Mire e Veja. Será sempre uma alegria! Beijinhos...

    Carlos: Ô saudades de você...
    Não sei se o meu discurso está “muitíssimo bem escrito e cheio de poesia”, como você disse. Mas que é sincero, ah! Isso sim! E o meu compromisso com a educação você pode avaliar sim, porque você já foi meu aluno, o que para mim foi uma honra.
    E a homenagem feita aos professores na sua formatura ficou 10! Que as palavras saíram do “fundo do seu coração” eu não tenho dúvidas, pois lhe conheço bem...
    Bjos.

    PS: Obrigada a todos que leram e a vocês que comentaram!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, esse discurso me inspirou muito.
    É muito bem escrito, não consigo achar palavras para descrever.
    Parabéns e obrigado pela forma de inspiração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que você gostou e que lhe serviu de inspiração! Fico feliz. Abraços..

      Excluir

Seja bem-vindo(a)!