Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

terça-feira, 12 de julho de 2011

Fluxo de Hipocrisia


“É chato chegar a um objetivo num instante / eu quero viver essa metamorfose ambulante” (Raul Seixas, cantor e compositor brasileiro)

                                       Olá!

Nessa postagem, palavras "jovens" de uma jovem que se descobriu poetisa! A nossa querida Izamara, ou simplesmente Iza, que “escondeu” seu talento poético, pelo menos para mim, mais de um ano. Vi esse “aflorar” no seu blog revolucaodeideias.blogspot.com e fiquei felicíssima. Ela sempre se destacou nas redações dissertativas (inclusive com redação postada aqui nesse blog), mas quase sempre se esquivava nos momentos de "poetar". Não adiantou. Hoje podemos ver que essa “futura farmacêutica” se deixou tocar pela beleza da poesia. Nos dois textos abaixo (com eu-lírico masculino) fica evidente que, além do talento poético, Izamara é uma jovem pensante. Percebe as coisas ao seu redor; o ser humano; a sociedade em que vive. E à sua maneira, mostra sua inquietação e indignação de jovem que quer um mundo justo, mais humano e fraterno, onde as pessoas possam descobrir e viver a sua essência e não as aparências.
PS : A Iza é essa da foto. Ela sempre se apresenta aqui no Mire e Veja Travessia e no seu blog  com a foto da Janis Joplin.
Vamos aos poemas!

FLUXO DE HIPOCRISIA

Vejo com o canto dos olhos
Como quem tem medo de expor à verdade

Passo reto, ando, caminho;
Como quem foge de uma realidade
Crua, suja e perversa.

Todos ao redor parecem não importar
Com os homens que adormecem no frio
Com as mulheres providas de força, que se doam a noite
E as crianças despidas de futuro.

E assim me pergunto se estou louco
Ou se o silêncio da sociedade é uma loucura.

 * * * * *


SOCIEDADE ALIENADA

Acordar, trabalhar, jantar, dormir
Sonâmbulo eu vivo a correr
Padrões, regras, deveres a cumprir
Servindo, esqueci de viver.

Para sobreviver restou-me seguir
Aceitar as leis e obedecer
Alienadamente seguindo
Alienadamente cumprindo.

Oh situação alienada!
Será isso que resta para mim?
Oh sociedade culpada!
Por que tu ainda caminhas assim?

Sempre quieta; sempre calada
Nunca questionas e sempre dizes sim?
Onde ficou a tua vontade?
Levanta-te, grita a verdade!

* * * * *

Izamara Ribeiro Santana

6 comentários:

  1. Olha só, quanta honra!!

    Quem diria a um ano atrás que meus poemas estariam sendo publicados no seu blog hen profº!!

    Você não imagina como isso me deixa feliz, estar no " Palavra Jovem "! Parte, ou mais do que uma parte, quase tudo, eu devo a você. Que sempre acreditou em mim, me encentivou e corrigiu os meus erros, e ainda faz até hoje.. tanto com erros gramaticais, como erros de uma menina que tenta pelo menos mudar o mundinho em que vive.

    Mesmo após alguns meses do termino da escola, vejo que nossa amizade e seu apoio continuam mais forte do que nunca, e espero que se fortaleça cada vez mais.

    Só tenho a agradecer por mais essa oportunidade,

    Da sua revolucionariazinha que te adora, Iza.

    ResponderExcluir
  2. “Sempre quieta, sempre calada” agora ela desperta para o mundo, mostra seu jeito com as palavras “revolucionárias” de quem vive e sofre com o dia-a-dia, às vezes, cruel de uma sociedade que não tem muito tempo para si. LINDOS OS SEUS POEMAS IZA! Eu não sabia que sou amigo de uma poetiza!PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  3. wow Iza colocando em prática as coisas que ensinei a ela hahaha!!kk
    Ficou demais, um crítico e real e o outro totalmente em cima da rotina do brasileiro!
    Parabéns rockstar kk

    ResponderExcluir
  4. Feliz a sociedade que tem jovens que “pensam”! É a esperança de que “a luta continua” e, consequentemente, as coisas vão mudando e melhorando. Muita gente se acomoda, se aliena, pois a comodidade pode ser chata, mas é “tranquila”. A luta traz intranquilidade, mas todas as conquistas da humanidade são frutos da luta do seu povo; portanto, sempre vale a pena. Como diria Fernando Pessoa, “tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Parabéns, caríssima Izamara, pelas suas bonitas poesias! Seja muito feliz, sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá Cássio, obrigada mais uma vez pelas palavras eu não sou poetiza, apenas escrevo algumas coisas de vez enquando! shaushua...

    Caio, saudades primeiramente e obrigada pela sua visita... pretendo colocar as coisas que você me ensinou em prática .. shaushauhsu

    Profº Hippie, obrigada mais ainda a você e a Profº Eliran que sempre apoiam as minhas doces loucuras.

    Obrigada, Revolução de ideias.

    ResponderExcluir
  6. Iza: A honra é minha. Admiro muito as suas ideias, o seu jeito, as suas atitudes. Esse “FLUXO DE HIPOCRISIA” passa longe de você... Eu peço a Deus que lhe ilumine e dê forças para que toda a sua criatividade, as suas ideias, as suas “palavras jovens” sejam canalizadas sempre para o bem seu e da humanidade. Amei o “sua revolucionariazinha que te adora”. Bjos no coração.
    Cássio: Foi surpresa até para mim! Eu não sabia que minha ex-aluna querida e amiga era poetisa. Mas como você viu, a nossa amiga tem talento poético e visão de mundo, não é? Obrigada por passar aqui para parabenizar a Iza. Volte sempre, meu querido.
    Caio: Quanta saudade! Fiquei super contente com a sua presença aqui no Mire e Veja. E ainda diz que foi vc que ensinou a Iza... Quero ver a produção desse professor de poesia kkk . Seja sempre muito bem-vindo aqui, meu grande intérprete de “auto-retrato” de Mário Quintana. Bjão.
    Professor Arilton: (professor hippie, segundo a Iza) “Feliz a sociedade que tem jovens que “pensam””. Gostei. A Iza, felizmente, é uma dessas jovens e tenho certeza de que ela leu suas palavras. Como sempre, os seus comentários são muito bem vindos. Obrigada!!!
    Iza: (de novo) Está aí mais uma coisa que admiro em você: Tem iniciativa, tem autonomia. Como diz Adélia, “o que SINTO ESCREVO / Cumpro a sina / Inauguro linhagens, / Fundo reinos (...)” Quando ainda estava editando essa postagem, já vi seu comentário. Do seu jeito, mas estava lá expressando sua alegria... Parabéns! Que Deus lhe abençoe.
    ps: Bjos para meu aluno-artista, o André. Vocês formam um casal lindo!!!....

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!