Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

domingo, 19 de junho de 2011

Rubem Alves: Papos e Ideias

“A nada e a ninguém serás fiel, se não fores fiel a ti mesmo” (Dom Hélder Câmara)

          Olá, queridos e queridas!

        Quem me acompanha aqui no Mire e Veja Travessia já sabe que sou admiradora de Rubem Alves, renomado educador, escritor, psicanalista e grande ser humano. Tenho algumas postagens nesse blog que se referem a textos dele, e outras postagens certamente virão, pois aqui é um espaço para “criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, tomar posição, espalhar sementes...” E os textos de Rubem Alves fazem isso.
         Nessa semana tive a oportunidade e a honra de “prosear" um pouquinho com Rubem Alves num evento promovido pela Livraria Saraiva - Papos e Ideias - para publicação do livro “O ALUNO, O PROFESSOR, A ESCOLA – uma conversa sobre educação” , da Editora Papiros, em parceria com outro grande educador e escritor: Celso Antunes, de quem também tenho e já li vários livros, dentre eles, os da coleção “Fascículo na sala de aula – Ed. Vozes”.  Algumas coisas ficaram por debater e muitas perguntas por fazer, até porque não se pode “roubar” o tempo das outras pessoas presentes que também querem e precisam se manifestar. Fiquei  feliz, principalmente, por  expressar minha ENORME GRATIDÃO ao Mestre Rubem Alves que sempre me influenciou com suas excelentes reflexões sobre educação, religião, política, e vários aspectos da vida do ser humano por meio das suas entrevistas, artigos em jornais e, principalmente, em seus livros. Falo que os seus livros são escritos em prosa e cheio de poesia. Sua vida, seus escritos são encanto para nossa alma e alimento para a nossa utopia, para a nossa vida.


        Um dia marcante para mim!Compartilho com vocês esse momento e deixo um pequeno texto de Rubem Alves para saborearmos e refletirmos.
  Crédito da foto 1: Professor Arilton
  Crédito das fots 2 e 3: Paulo Guimarães - Saraiva                          

*********

Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. (Rubem Alves)


2 comentários:

  1. “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas.” (Caio Graco)

    Lamentavelmente, a maioria das escolas atualmente são “gaiolas”, pois, na verdade, é isto que o Estado quer.
    Enquanto estamos “engaiolados” não temos expressão. Não reivindicamos nossos direitos, nossa liberdade.
    Uma prova disto foi, no ano passado, a aprovação das apostilas para a unificação do ensino nas escolas públicas, que tirou toda a liberdade do lecionista; toda a sua autonomia de ensino.

    Não sei como está esse ano, mas sei que mesmo em escolas que são gaiolas sempre existirá educadores que são asas, em quem se espelham alguns pássaros “engaiolados” para seguirem o voo da liberdade.

    E nestas imagens que ilustram esta postagem é possível ver pelo menos três desses grandes educadores. Que com seus livros, pensamentos e educação encorajam muitos jovens a refletir, pensar e mudar o mundo com seus pensamentos.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  2. Lucas: Rubem Alves foi muito feliz ao escrever esse texto. Ele sempre expressa grandes pensamentos de forma metafórica. Sei que é difícil a prática, mas nunca devemos desacreditar em nossos ideais, não é? E você também foi muito feliz no seu comentário. Enriqueceu bastante a nossa reflexão. Obrigada!
    Tivemos pouquíssimo tempo de convivência escolar, mas o suficiente para perceber sua inteligência, educação e capacidade de ter e defender suas ideias, seus pensamentos (apesar da timidez). Você é um “ser pensante”. E, como diz Guimarães Rosa, “isso me alegra. Montão”. Continue sempre aperfeiçoando o seu “voo”! Nunca deixe ser manipulado por quem quer que seja! Sucesso na faculdade! Sei que será um advogado a serviço da ética, da justiça, da cidadania. Seja SEMPRE muito bem vindo aqui no Mire e Veja Travessia.
    Bjos! Muitas saudades!!! Fique com Deus.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!