Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Quando a gente ama

"A coisa mais fina do mundo é o sentimento" (Adélia Prado)


          Ano passado ao trabalhar na escola um projeto interdisciplinar, na semana dos namorados, li um texto - O Amor - de Carlos Drummond de Andrade. Os alunos/as adoraram (até o publiquei aqui no Mire e Veja Travessia). Esse tema e a data de ontem são bem típicos dessa fase   e eu que há muitos anos trabalho com essa querida gente, jovens e adolescentes, ouço-os falar das suas vivências e angústias com os namorados/ namoradas, ou simplesmente, “ficantes”. E  “fico”, na maioria das vezes, estarrecida. Pergunto-me sempre se não falta certa dose de ternura...
          Bom! Essa música me chama atenção pela sua singeleza e beleza poética (até convenci meus alunos a cantarem no sarau de 2009, o que foi feito na belíssima voz da Michele do 3º “A” daquele ano).
          Deixo também uma música de Vinícius de Moraes. Leiam (são verdadeiros poemas) e, querendo, ouçam (tem na net). Abraços a todos e todas do Mire e Veja Travessia.

 Quando A Gente Ama - Oswaldo Montenegro
Composição : Marcelo Barbosa Barreti / Nil Bernardes / Fábio Caetano

Quem vai dizer ao coração,
Que a paixão não é loucura
Mesmo que pareça
Insano acreditar...

Me apaixonei por um olhar
Por um gesto de ternura
Mesmo sem palavra
Alguma pra falar

Meu amor,a vida passa num instante
E um instante é muito pouco pra sonhar

Quando a gente ama,
Simplesmente ama
É impossível explicar
Quando a gente ama
Simplesmente ama!

**********

 Pela luz dos olhos teus - Vinícius de Moraes
 Composição: Vinícius de Moraes

Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai, que bom que isso é, meu Deus
Que frio que me dá
O encontro desse olhar

Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus
Só p'ra me provocar
Meu amor, juro por Deus
Me sinto incendiar
Meu amor, juro por Deus
Que a luz dos olhos meus
Já não pode esperar

Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus
Sem mais lará-lará
Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor
E só se pode achar
Que a luz dos olhos meus
Precisa se casar.


5 comentários:

  1. Eu que o diga!!


    Aiiin, quando a gente ama.... ♥

    ResponderExcluir
  2. Amor um sentimento puro quando verdadeiro, amar, amor coisas que só quem ama intende, todos sonham com um grande amor único e verdadeiro, pois espero eu um dia encontrar uma grande amor..pois a que amo não me ama mais ^^
    mais é a vida..amar e ser amado ^^

    ResponderExcluir
  3. “Amar é a eterna inocência, e a única inocência é não pensar...” (Alberto Caeiro, O Guardador de Rebanhos)

    A inescrutabilidade do amor evidencia-se pela dificuldade de elucidação de um conceito único e concernente. A sua conceituação ambígua gera confusão inclusive na sua expressão por aqueles que dizem que o sentem.
    O amor é um sentimento que “pede expressão”, por isso é tão aludido por musicistas, poetas e todos aqueles que dizem amar.

    Entretanto, se não sabemos o que é o amor, como sabemos se amamos?
    Não sabemos. Só sabemos que amamos independentemente de saber.

    Mas o que amamos? Amamos aquilo que amamos ou amamos o ato de amar?
    Também não sabemos. Porventura amamos o que amamos pelo amor que este amado nos faz gozar.

    Só sei que talvez o melhor seja realmente não pensar.
    E amarmos impreterivelmente; amemos alguém, sem olhar a quem.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  4. Iza: Ah!!! Tá apaixonada, não é menina linda? Que fase boa! Bjos carinhosos.

    Wellington: É verdade! Todo mundo sonha com um grande amor! E quem é essa que você ama e não lhe ama mais?!!! Hum! Acho que sei de quem vc tá falando. Vocês são muitos jovens... Tem muito “chão” pela frente; não tem que ter pressa, não é? Um beijo com saudade e carinho. Fique com Deus.

    Lucas: Já vi que além de advogado, você será também filósofo e poeta! Há tempo que percebo essas suas habilidades de filosofar, de “poetar”... Parabéns pelo que você é! Gostei do “o amor é um sentimento que pede expressão”. Imagino que tenha lido a entrevista de Adélia e a parafraseou... Saiba que fiquei super feliz quando vi o seu comentário aqui. Aliás, adoro quando vocês, meus queridos ex-alunos e alunas, passam por aqui. Seja sempre muiiiiiiiiiiiiiiito bem vindo, meu querido! Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Er sin Prof: tenho todo tempo do mundo, chegarão novos amores, to tranquilo em relação a isso,^^sabe quem é mais é melhor eu nem lembrar mais..vai passar sei que vai..
    saudades de monte tbm ^^

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!