Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Redações

“Sou o intervalo entre o meu desejo e aquilo que os desejos dos outros fizeram de mim.” (Fernando Pessoa, poeta)

           Olá!
          Assim como fiz no ano passado, apresento hoje algumas redações produzidas pelos alunos e alunas na prova do SAG nesse primeiro bimestre de 2011. Dentre muitas redações boas, escolhi três, que, embora pautada por uma linha de pensamento bastante parecida, diferenciaram das demais, abordaram o tema de forma mais ampla, mais crítica.  Então a dica hoje é diferenciar, pensar e refletir mais antes de produzir o seu texto; ser original.
          Imagine centenas ou milhares de pessoas fazendo uma redação sobre um único tema proposto. O desafio é: como produzir um texto diferenciado dos demais, que se destaque por ser mais qualificado? Como alcançar a originalidade? Fugir das frases feitas, de clichês, expressões que, de tão desgastadas já caíram no “lugar-comum”? Isso ocorre quando não fazemos esforço de reflexão, quando as ideias não tiveram origem em nossa mente.
          Agradeço a Letícia (foto 1), a Glaucilane (foto 2) e ao Fernando (foto 3) por permitirem que suas redações sejam publicadas aqui no Mire e Veja Travessia.


TEMA: Desastres ambientais – interferência humana ou fenômeno natural?



Texto 1: Pequenas atitudes podem gerar solução

          É incrível como o mundo está tomando um caminho totalmente desconhecido. Jornais e revistas alertam diariamente que o mundo pede socorro. Poluição, lixo, devastação e ambição tomaram conta de praias, parques, florestas, rios, lagos...
            Será que isso é fenômeno natural? Existem sim os fenômenos naturais, as chuvas, algumas nevadas, tempestades e até vulcão que entra em erupção. Mas sempre que a ambição, a vontade de ganhar e humilhar “sobe à cabeça” do ser humano o fim é o mesmo: Tragédia. O aquecimento global é resultado do que a poluição faz. A guerra é resultado de egoísmo. São muitas atitudes impensadas que causam problemas sem solução.
            Alguns religiosos dizem: Deus está castigando. Alguns cientistas afirmam: É desastre natural. Mas a lógica é: falta responsabilidade, pois precisamos da natureza para viver.
           Podemos entregar tudo nas mãos de Deus? Temos que ter fé, sim, mas também devemos tomar atitudes para mudar o que está acontecendo. Muitas vezes são pequenas atitudes, mas que geram solução. Somos nós que vivemos no mundo e nós que devemos cuidar dele. Quando todos os rios secarem, todos os animais morrerem e a última árvore for derrubada, as pessoas vão, finalmente, entender que dinheiro não se come!
Letícia Salim da Silva nº 26 – 2º B


**********

Texto 2: Desastre e consumismo

           A interferência humana vem acabando com o nosso planeta de forma brutal.
          Até quando o nosso planeta vai aguentar? Cada dia vem aumentando as empresas, as usinas, as tecnologias. O ser humano vem inovando cada vez mais, tirando tudo do meio ambiente e sem saber colocar de volta. Muitas riquezas naturais estão chegando ao fim. Daqui a alguns anos nós não vamos ter nem água para beber, nem alimentos para comer. Os mares estão mudando, as florestas sendo substituídas por prédios, empresas; as montanhas estão virando “torre” pelas mãos dos seres humanos.
          Cada dia vem aumentando os desastres, morrendo pessoas e acabando partes das cidades. Os terremotos, enchentes, erupções, tsunami são fenômenos naturais. Mas e o aumento no buraco da camada de ozônio? E as enchentes?
          Consumimos o que não precisamos e não pensamos na natureza. Os lixões estão tomando conta das cidades. Isso prova que estamos “fechando os olhos” para a natureza e “abrindo os olhos” para a ganância de querer mais, conseguir o que não estar ao nosso alcance, mesmo que para isso coloquemos em risco a vida de milhares de seres vivos que não tem nada a ver.
          O meio ambiente está sendo destruído pelas nossas próprias mãos, mas com tantos desastres ainda fingimos que não vemos tudo isso acontecer e a natureza está se revoltando contra nós. Ainda há tempo de proteger a natureza, diminuindo o consumismo exagerado e devolvendo à natureza aquilo que dela se tirou.
Glaucilane Oliveira nº 16 – 1º C

***********

Texto 3: Desastres ambientais e a vida

          O ser humano é capaz de coisas magníficas tanto para o bem quanto para o mal. Vamos focar nas coisas extraordinariamente ruins que aconteceram por culpa das pessoas e que destruíram o meio ambiente de forma avassaladora; acidentes ou tragédias planejadas que castraram muitas vidas de diversas espécies (inclusive humana).
           Há quem diga que a terra está no seu limite para ter condições de poder recuperar frente a tantas agressões causadas pelo ser humano; é como se estivesse na UTI. Um pouquinho de desatenção dos médicos e enfermeiras, que neste caso é a população humana, e começa a falência do “organismo” como um todo. De fato o momento é crítico, mas precisamos pensar que o ambiente não tem fronteira, não tem partido, não tem raça, cor, ideologia ou economia. Ele pertence a todos e todos pertencem a ele. Não há desenvolvimento de sociedade, saúde ou até mesmo a existência humana sem a natureza. No entanto é a destruição da natureza, o que temos visto diariamente nos noticiários mundiais e regionais.
          Há tempos o Brasil presenciou uma grande agressão ao meio ambiente provocado pelo vazamento de óleo no Rio Iguaçu. Agora, com a chuva, outros desastres atingiram muitas pessoas e destruíram moradias no Rio de Janeiro. Precisamos acabar com esses desastres ambientais.

Fernando F. de Chaves nº 12 – 1º C




7 comentários:

  1. Ola professora passando pra deixar um oi ^^
    umm e gostei muito das..apesar qe qem sou eu pra falar de redação ^^
    mais gostei muito de todas as redações..
    todas falando de problemas e soluções qe envolvem nosso meio ambiente..e temos que pensar hj no meio ambiente, pq amanhã pode ser tarde demais..

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Siih depois dessa nem consta eu falar nads..acabou com migo.. ;p
    Talvez vc até tenha razão naquilo que disse ^^

    ResponderExcluir
  5. Posicionar sobre os diversos temas e agirmos diante deles é atitude louvável e essencial para mudar a história da nossa sociedade. Parabéns aos alunos Letícia Salim, Glaucilane e Fernando pelas redações, pelos seus posicionamentos. Continuem “aprendendo a aprender”.
    Abraços,
    Professor Arilton

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei muito contente por minha redação ter sido uma das escolhidas para o blog da professora. Agradeço a Deus por sempre ter me dado força de vontade para estudar e para caprichar na minha redação sobre o meio ambiente. Um assunto muito importante para refletir, pois o problema do meio ambiente está se agravando cada vez mais. Obrigada a todas as pessoas que se interessaram e leram a minha redação. Que Deus abençoe a mente de todos nós.

    ResponderExcluir
  7. Wellington: quanta saudade! Que alegria vc aqui no Mire e Veja. E que bom q vc gostou das redações! Você pode falar sobre redação sim. Tem todas as habilidades para analisar e para fazer uma redação. É só deixar a “famosa preguiça de pensar” de lado... Lembra do que falava para vocês?
    Bjos, querido aluno! Volte sempre.

    Siih: o que você aprontou dessa vez?!!! Juízo, menina linda e querida!
    Bjos.

    Wellington: vi a “brincadeira” que a Siih fez. Isso não se faz. Mas sei que vocês são amigos, já conversaram e que não ficou nenhuma mágoa. Ah! Quero saber se ela lhe pediu desculpas...
    Fale-me por e-mail...

    Professor Arilton: você sempre passando por aqui, parabenizando os nossos alunos e incentivando-os a “aprender a aprender”. Isso é muito bom! Obrigada!

    Gau: vc é uma aluna muito inteligente e querida (minha “mineirinha”). Continue sempre assim, como disse o professor Arilton, aprendendo a aprender. Esteja sempre aberta a mais e novos conhecimentos. Parabéns pela redação!
    Bjos. Fique com Deus.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!