Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

domingo, 13 de março de 2011

A Poesia Nossa de Cada Dia

"Educar a mente sem educar o coração não é educação" (Aristóteles, filósofo grego)

ESCAPULÁRIO

No Pão de Açúcar
De Cada Dia
Dai-nos Senhor
A Poesia
De Cada Dia

(ANDRADE, Oswald de. Pau-brasil. 5. ed. São Paulo: Globo, 1991, p. 53.)

            Ao contrário dos poetas parnasianos que defendiam a poesia “perfeita”, com rimas raras, métrica rigorosa, elevado nível vocabular, quase inacessível ao povo em geral, os poetas da primeira geração modernista viam a poesia como algo cotidiano, como o pão. Não por acaso, Oswald de Andrade fez essa intertextualidade com a oração “Pai nosso”.
            Com sensibilidade, “olhar poético”, a poesia vai além do poema. Vemos poesia no pôr do sol, na criança brincando, no homem procurando comida no lixo, etc.
            Tenho, no meu “quarto de badulaques”, esse material do projeto "Viagem Nestlé pela Literatura" que acho fantástico. O fotógrafo Leonardo Colosso fez uma bela interação entre linguagens, a “Fotopoesia”, ao registrar cenas do cotidiano. Clique em cada foto,  Mire e Veja: (Espero que goste!)










3 comentários:

  1. Sempre boas as postagens aqui no Mire e Veja...
    Cenas do dia-a-dia, a realidade social, a solidão nas grandes cidades; a beleza dos registros fotográficos transformadas em poesia. Bem criativas as “fotospoesias” do Leonardo Colossso. Imagens e palavras fortes e reflexivas. Gostei de apreciá-las.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal, Olá Lira...

    Gostei muuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiitooooo desta postagem... Eu, como vcs sabem, nem gosto muito de poesia??? kkkk... Até sou "um poeta em construção"... rsrsrsr...

    Gosto muito da subjetividade da poesia: do falar tudo, do falar pouco, do "esculpir" com as palavras. A palavra é a matéria-prima do poeta, é a sua ferramenta, é sua arma.
    A palavra mais sentimento forma arte. Poesia é arte. A arte de falar com as palavras. É "debulhar", "bater", rever e fazer as palavras expressarem sentimentos, emoções e situações cotidianas.
    Poesia é vida!

    Parabéns Lira por esta postagem e aproveito para agradecer por todo apoio que me dá para eu continuar a escrever e rever minhas poesias. Muito obrigado por tudo! A poesia me ajudou a mudar muito, me ajudou a falar, a criticar, a ver a beleza em diversos "planos" e a crescer.

    Agora preciso ir!
    Até breve!
    Fui...

    ResponderExcluir
  3. Professor Arilton: Concordo em gênero, número e grau com o que vc falou sobre os registros fotográficos de Leonardo Colosso. Imagens e palavras fortes e reflexivas. É uma realidade triste, mas é a realidade, não é verdade? Passe sempre por aqui... Obrigada.

    Carlos: Amei o “até sou um poeta em construção”. Parafraseando Vinícius de Moraes, eu até poderia dizer-te que:
    “(...) Razão, porém que fizera
    Em poeta construído
    O poeta em construção”.
    Mas como sei que todos os grandes poetas e poetisas continuaram e/ou continuam aprendendo, aperfeiçoando o seu fazer poético a cada dia, aceito o seu “poeta em construção”.
    E como vc disse, poesia é vida!
    Fico feliz em saber que a poesia te “ajudou a mudar muito, a falar, criticar, a ver a BELEZA em diversos planos e a crescer”. Como leitora assídua das suas poesias, também descubro mundos e olhares bonitos e diferentes a cada poesia q leio. Obrigada, meu querido amigo e “poeta em construção”... Bjos.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!