Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Minhas Filhas

“O mundo que vamos deixar para os nossos filhos depende dos filhos que deixaremos para o mundo.” (Mário Sérgio Cortella, filósofo brasileiro)


Olá!
Estou de volta aqui no Mire e Veja com o mesmo carinho e uma imensa saudade de todos e todas.
Também preciso  mudar a periodicidade das minhas postagens, que, a princípio, não serão  mais semanalmente. Minha agenda de professora/mãe/dona-de-casa está sobrecarregada neste ano. Conto com a compreensão de todos vocês...
Começo 2011 com o poema Minhas Filhas (que eu acho lindo!) do grande poeta cearense Patativa do Assaré (foto). Ele fala do amor de um pai por suas filhas.



 MINHAS FILHAS

Minhas filhas eu vejo que são três
E cada qual é da beleza irmã,
Se eu quero Lúcia, muito quero Inês,
Da mesma forma quero Miriam.

Vendo a meiguice da primeira filha,
Vejo a segunda que me prende e encanta,
A mesma estrela que reluz e brilha,
Se olho a terceira, vejo a mesma santa.

Se a cada uma com fervor venero,
Fico confuso sem saber das três
Qual a mais linda e qual a mais eu quero
Se é Miriam, se é Lúcia ou se é Inês.

E já velho, a pensar de quando em quando
Que brevemente voltarei ao pó,
Eu sou feliz e morrerei pensando
Que as três filhas que eu tenho é uma só.



PS: Esse poema foi declamado lindamente no sarau “a poesia da canção”, pela minha, hoje, ex-aluna, Jéssica.

6 comentários:

  1. Homenagem para a Jéssica, esse foi o poema dela no Sarau 2010, espero que este ano tenha novamente, pleaase!!

    Adorei, aqui em casa tambem somos três..
    Izamara
    Isabela
    Isadora!

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal!!! Q saudads!!!
    Como podem ver meu tempo "encurtou" um pouquinho. Mas, saiba que a medida do possível estarei aqui sempre.

    O poema de Patativa do Assaré é muito bonito. Ele nos leva a reflexões que, essencialmente nós que não somos filhos únicos, precisamos fazer. O amor de nossos pais para conosco. Não é mais pra um, nem pra outro... é igual... é o melhor...
    E, se algumas vezes, nossos pais erram, eles erram tentando acertar. Erram porque não são perfeitos e não podem ser perfeitos mesmo, são humanos. Não há nenhuma graduação pra ser pai ou mãe, eles através das experiências e vivências vão fazendo o melhor deles a cada dia. Aproveito para agradecer a meus pais, por tudo! Eu amo muito você! Muitas vezes, os pais dos outros são sempre os melhores e mais legais, porém quem nos aguentou e ensinou tudo foram nossos pais. Portanto, que valorizememos nossos pais, sejam eles quem forem.

    Profa: Gostaria de pedir, não só por mim, mas por toda a humanidade que não deixe o Mire e Veja. Este é um grande canal de comunicação com você, incentivo ao senso crítico, amor a literatura e a poesia, incentivo a vida e muitos outros aspectos... Sei que sua rotina professora/mãe/dona-de-casa está sobrecarregada este ano, entretanto pedimos que, a medida do possível, não deixe de mandar seu alô pra nós... Q nos faz somente crescer. Você nos ensina a todo tempo. Nos ensina, principalmente, a trabalhar nossa autonomia e cidadania e nos desenvolvermos.

    Bjs Profa... Abração galera...

    Agora preciso ir... Até breve... Fui...

    ResponderExcluir
  3. Xiiiiiiiiiii... escrevi "muitão" de novo! Agora q eu vi... Fui...

    ResponderExcluir
  4. Iza:
    Izamara
    Isabela
    Isadora!
    Que coincidência! Sua mãe precisa conhecer essa poesia. Três filhas lindas!
    Só não conheço, ainda, Isadora... Mas, pelas outras, dá p fazer uma idéia. Adoro vcs! De coração!

    ps:uma pergunta que há tempo não quer se calar: por que essa foto?! Quem é essa senhora? Aparentemente nada tem a ver com vc.
    Prefiro sua “carinha” de menina rebelde(?!.;:,)...

    Sir: depois da Iza, lá vem vc me incentivando... Psiu!!! Quietinha!!!
    Beijos carinhosos, menina linda.

    Carlos: Saudades, digo eu. Sei muito bem q seu tempo encurtou. Mas sei também q vc não resiste ficar longe do Mire e Veja. Você faz parte da história desse blog. Sem suas palavras, seu sorriso, sua assessoria técnica, esse blog não teria toda beleza q tem. Obrigada! E eu (e sei q muitas pessoas também) já estava sentindo a maior falta das suas sempre sábias palavras, ou simplesmente do seu “oi”. Obrigada pela reflexão tão bacana sobre essa poesia. O 4º parágrafo do seu comentário eu “transportei” para a “Pasta Mire e Veja”.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  5. essas poesias de patativa do passaré,são muito bonitas e compenetrante,uma escrita simples e interessante.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!