Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

domingo, 30 de junho de 2013

Obrigada, Marcos Bagno

“Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não ser neutra, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo. Não posso ser professor a favor de quem quer que seja e a favor de não importa o quê.” (Paulo Freire)

Marcos Bagno e eu


         Olá!
      Tarde maravilhosa ontem (29/06) com o ilustríssimo linguista, educador, escritor e tradutor Marcos Bagno. 
     Marcos Bagno tem sido referência para mim e milhares de professores e professoras de Língua Portuguesa no Brasil e em vários países no mundo, onde tem ministrado conferências e cursos. Lançou, recentemente, a GRAMÁTICA DE BOLSO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO* - versão sintética da Gramática pedagógica do português brasileiro - (Já tenho a minha devidamente autografada).
       Com seus estudos, pesquisas e publicações tem cumprido uma “tarefa revolucionária”, uma verdadeira militância contra o preconceito linguístico, na defesa da variedade linguística e, óbvio: por uma verdadeira democratização do acesso à norma padrão da língua.
      Quem não conhece “Preconceito linguístico – o que é, como se faz”? E a famosa “Carta de Marcos Bagno à revista Veja” (4/11/2001)?! Leitura fundamental para professores de Língua Portuguesa e estudantes de Letras e que já foi divulgado aqui nesse blog.
      Quantas pessoas foram beneficiadas com suas ideias e pesquisas na área da linguística? Muitas. Mas, claro, quem “abraça essa causa”, encontra desafeto também... E muitos.
     “Muita gente lê de maneira distorcida os trabalhos das pessoas engajadas na democratização das relações linguísticas no Brasil” – diz a contracapa de um dos livros de Bagno. Porém não vejo por essa ótica (questão de leitura distorcida), pois todas as obras que li do autor são claras, e não se limitam a “criticar”. São bem fundamentadas e, o mais importante: mostram caminhos, propostas. Acredito que a questão de fundo é a dificuldade de conviver e aplicar o ensino da língua com uma ótica, que, a bem da verdade, para muita gente, implica na mudança de mentalidade e atitude do ponto de vista político-social. Isso se aplica também quando se trata dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais – MEC , 1997) e das obras de muitos outros escritores e estudiosos da nossa língua como Mário Perini, Celso Pedro Luft, Irandé Antunes, Sírio Possenti, Ataliba T de Castilho, Luís Antônio Marcuschi, etc. etc. etc.
       Numa entrevista concedida à revista “Na ponta do Lápis” (também publicada aqui nesse blog), Adélia Prado (adoro), sob indagação sobre que tipo de postura um professor pode ter na hora de trabalhar poesia com crianças e adolescentes, é categórica: “A melhor postura é a de mostrar que ele mesmo, professor, ama a leitura, contagiar os alunos através da ficção e da poesia com seu entusiasmo sobre nossa maravilhosa língua portuguesa. Sem isso não tem nem como começar a falar do assunto. Não há congresso pedagógico que dê jeito nessa miséria, professores que se gabam de não gostar de ler. Mas esta entrevista me anima. Há muita gente boa preocupada em melhorar a qualidade da vida e do ensino de nossas crianças. Longa vida aos que levam a sério a tarefa de fazer do nosso país uma nação.”
  É bem por aí... Faço exatamente essa analogia quanto ao fato citado acima. “Para um bom entendedor, meia palavra basta”; reza o dito popular.
     Obrigada, Marcos Bagno! Por tudo! Foi um prazer enorme conhecê-lo...





Muito especial para mim

A mais recente publicação de Marcos Bagno
- Parábola Editorial -
Norma oculta
Língua & Poder na sociedade brasileira
   

8 comentários:

  1. Longa vida aos educadores, pesquisadores de todas as áreas que tomam partido pela causa da verdadeira democratização do conhecimento e respeito às diversidades! Que tem coerência entre fala e ação. Com hipocrisia não se forma cidadãos. Parabéns ao professor Marcos Bagno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns também a você, prof Arilton, pelo comentário. E Obrigada!
      Longa vida mesmo!!! Imagina você, que até o "famoso" Pasquale, da "decoreba", reacionário, vem mudando sua postura em relação à linguagem...(??!!??)"Água mole em pedra dura..."
      Persistência professor Marcos Bagno e demais linguistas comprometidos! A causa é nobre. Vamos juntos, "de mãos dadas"...

      Excluir
  2. Meu primeiro seminário na faculdade... Preconceito Linguístico de Marcos Bagno. Adorei!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, querida Danny!!!!! Você começou bem a sua faculdade!!! Mandei uma gramática dessa da postagem para você...Continue firme, minha linda! Continuarei fazendo essa caminhada junto com você, mesmo longe.Saudades. bjos com carinho...

      Excluir
  3. Olá galera, Olá Lira, especialmente, Olá Marcos Bagno,
    Lira, que alegria compartilhar a felicidade desse encontro contigo...
    Lira, essa postagem e esse encontro me fizeram lembrar uma noite de aula, na Escola Estadual Pe. Antônio de Oliveira Godinho, que a Professora Eliran nos falava do que é e como se faz Preconceito linguístico. Lembro como se fosse hj, você toda empenhada explicando, olhando em nossos olhos e nossas expressões pra ver se estávamos entendendo, transparecendo sua grande missão, seu grande compromisso com cada um de nós, seu compromisso com a educação. Seus olhos nos diziam como nos diz Adélia: "Cumpro a sina".
    Você nos mostrou o livro do Marcos Bagno (que passou depois da explicação para manusearmos), sinalizou e comentou sobre a foto que fica na capa final do livro e nos falou da norma padrão de nossa língua materna. Aliás, as aulas da Profª Eliran não eram de Português, desde o primeiro dia de aula soubemos disso, ela ministrava aulas de Língua Portuguesa, língua materna, nas quais conhecíamos nossa língua mãe e éramos encantados. Em todas as aulas todos tínhamos o direito de expressão, e mais, ela sempre nos ensinava a ser, a assumir posição, a ser cidadãos, a ser críticos, a voar... Na aula sobre Preconceito linguístico você semeou em nós olhares de dignidade e respeito diante de nossa língua, exercitados desde nossa própria sala de aula.
    Minha gratidão eterna a esses dois grandes educadores, profª Eliran, uma encantadora, a qual tive e tenho a graça de conviver e aprender a ser com ela. Lira, meu muito obrigado de coração sempre. E a Marcos Bagno, do qual ela já muito me falou, que encanta e conquista gerações de educadores e tem grande compromisso e missão com a educação. Marcos Bagno, muita paz e luz para continuar iluminando os caminhos da educação democratizada e humanizada, também nosso muito obrigado de coração.
    Por fim, agora eu que estou adentrando os caminhos da educação cursando Filosofia (licenciatura), tenho muito a aprender com essa dupla maravilhosa da foto, aprender a ser.
    Um grande abraço Marcos Bagno e a toda galera, um bjo, querida Lira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Carlos!!! Emoção... Nem sei como agradecer seu carinho, sua colaboração nas aulas, na construção desse blog, sua amizade, enfim, a belíssima caminhada que tivemos em 2010. A turma daquele ano fez história. Foi inesquecível. Você que é muito especial! E se você adentrar mesmo na área da educação, será uma ganho imenso para para a área, para a sociedade. SEM DÚVIDA!!! Tenho aprendido muito com você também e quero continuar aprendendo, caminhando juntos.
      Quanto ao encontro com Marcos Bagno, sem palavras; sem comentários... Você conhece os meus livros, a minha visão de mundo, sabe quantos "Marcos Bagno" eu tenho na estante e o que representou esse encontro para mim... Bjos, amor! Até +

      Excluir
  4. Só para registrar...
    Marcos Bagno
    30 de junho de 2013

    Ontem, em Osasco, tivemos um bate-papo muito bom. Pessoas sensíveis, professoras com muito o que dizer sobre ensinar português. Fiquei especialmente comovido com a profa. Eliran, que falou do meu trabalho de um modo tão eloquente e preciso, com tanta convicção, que por pouco não chorei. Encontros assim é que me fazer acreditar que vale a pena seguir lutando!
    DescurtirDescurtir · Compartilhar
    Você, Danny Oliveira, Tercina Souza De Burghgrave, Lucas Oliveira e outras 171 pessoas curtiram isso.
    12 compartilhamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.S. Sinto-me muito honrada por essas palavras publicadas pelo grande escritor Marcos Bagno em seu facebook

      Excluir

Seja bem-vindo(a)!