“Não posso
ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não ser neutra, minha
prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura.
Exige de mim que escolha entre isto e aquilo. Não posso ser professor a favor
de quem quer que seja e a favor de não importa o quê.” (Paulo Freire)
Marcos Bagno e eu |
Tarde
maravilhosa ontem (29/06) com o ilustríssimo linguista, educador, escritor e tradutor
Marcos Bagno.
Marcos Bagno
tem sido referência para mim e milhares de professores e professoras de Língua
Portuguesa no Brasil e em vários países no mundo, onde tem ministrado
conferências e cursos. Lançou, recentemente, a GRAMÁTICA DE BOLSO DO PORTUGUÊS
BRASILEIRO* - versão sintética da Gramática pedagógica do português brasileiro - (Já tenho a minha devidamente autografada).
Com seus
estudos, pesquisas e publicações tem cumprido uma “tarefa revolucionária”, uma
verdadeira militância contra o preconceito linguístico, na defesa da variedade
linguística e, óbvio: por uma verdadeira democratização do acesso à norma
padrão da língua.
Quem não
conhece “Preconceito linguístico – o que é, como se faz”? E a famosa “Carta de
Marcos Bagno à revista Veja” (4/11/2001)?! Leitura fundamental para professores
de Língua Portuguesa e estudantes de Letras e que já foi divulgado aqui nesse
blog.
Quantas
pessoas foram beneficiadas com suas ideias e pesquisas na área da linguística?
Muitas. Mas, claro, quem “abraça essa causa”, encontra desafeto também... E
muitos.
“Muita gente
lê de maneira distorcida os trabalhos das pessoas engajadas na democratização
das relações linguísticas no Brasil” – diz a contracapa de um dos livros de
Bagno. Porém não vejo por essa ótica (questão de leitura distorcida), pois todas as obras que li do autor são claras, e não
se limitam a “criticar”. São bem fundamentadas e, o mais importante: mostram caminhos,
propostas. Acredito que a questão de fundo é a dificuldade de conviver e
aplicar o ensino da língua com uma ótica, que, a bem da verdade, para muita
gente, implica na mudança de mentalidade e atitude do ponto de vista
político-social. Isso se aplica também quando se trata dos PCNs (Parâmetros
Curriculares Nacionais – MEC , 1997) e das obras de muitos outros escritores e
estudiosos da nossa língua como Mário Perini, Celso Pedro Luft, Irandé Antunes,
Sírio Possenti, Ataliba T de Castilho, Luís Antônio Marcuschi, etc. etc. etc.
Numa entrevista
concedida à revista “Na ponta do Lápis” (também publicada aqui nesse blog), Adélia
Prado (adoro), sob indagação sobre que tipo de postura um professor pode ter na hora de
trabalhar poesia com crianças e adolescentes, é categórica: “A melhor postura é
a de mostrar que ele mesmo, professor, ama a leitura, contagiar os alunos
através da ficção e da poesia com seu entusiasmo sobre nossa maravilhosa língua
portuguesa. Sem isso não tem nem como começar a falar do assunto. Não há
congresso pedagógico que dê jeito nessa miséria, professores que se gabam de
não gostar de ler. Mas esta entrevista me anima. Há muita gente boa preocupada
em melhorar a qualidade da vida e do ensino de nossas crianças. Longa vida aos
que levam a sério a tarefa de fazer do nosso país uma nação.”
É bem por aí... Faço exatamente essa analogia quanto ao fato citado acima. “Para um bom entendedor, meia palavra basta”; reza o dito popular.
Obrigada, Marcos Bagno! Por tudo! Foi um prazer enorme conhecê-lo...
Obrigada, Marcos Bagno! Por tudo! Foi um prazer enorme conhecê-lo...
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A mais recente publicação de Marcos Bagno - Parábola Editorial - |
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Língua & Poder na sociedade brasileira |
Longa vida aos educadores, pesquisadores de todas as áreas que tomam partido pela causa da verdadeira democratização do conhecimento e respeito às diversidades! Que tem coerência entre fala e ação. Com hipocrisia não se forma cidadãos. Parabéns ao professor Marcos Bagno.
ResponderExcluirParabéns também a você, prof Arilton, pelo comentário. E Obrigada!
ExcluirLonga vida mesmo!!! Imagina você, que até o "famoso" Pasquale, da "decoreba", reacionário, vem mudando sua postura em relação à linguagem...(??!!??)"Água mole em pedra dura..."
Persistência professor Marcos Bagno e demais linguistas comprometidos! A causa é nobre. Vamos juntos, "de mãos dadas"...
Meu primeiro seminário na faculdade... Preconceito Linguístico de Marcos Bagno. Adorei!!!!!!!!!!
ResponderExcluirQue bom, querida Danny!!!!! Você começou bem a sua faculdade!!! Mandei uma gramática dessa da postagem para você...Continue firme, minha linda! Continuarei fazendo essa caminhada junto com você, mesmo longe.Saudades. bjos com carinho...
ExcluirOlá galera, Olá Lira, especialmente, Olá Marcos Bagno,
ResponderExcluirLira, que alegria compartilhar a felicidade desse encontro contigo...
Lira, essa postagem e esse encontro me fizeram lembrar uma noite de aula, na Escola Estadual Pe. Antônio de Oliveira Godinho, que a Professora Eliran nos falava do que é e como se faz Preconceito linguístico. Lembro como se fosse hj, você toda empenhada explicando, olhando em nossos olhos e nossas expressões pra ver se estávamos entendendo, transparecendo sua grande missão, seu grande compromisso com cada um de nós, seu compromisso com a educação. Seus olhos nos diziam como nos diz Adélia: "Cumpro a sina".
Você nos mostrou o livro do Marcos Bagno (que passou depois da explicação para manusearmos), sinalizou e comentou sobre a foto que fica na capa final do livro e nos falou da norma padrão de nossa língua materna. Aliás, as aulas da Profª Eliran não eram de Português, desde o primeiro dia de aula soubemos disso, ela ministrava aulas de Língua Portuguesa, língua materna, nas quais conhecíamos nossa língua mãe e éramos encantados. Em todas as aulas todos tínhamos o direito de expressão, e mais, ela sempre nos ensinava a ser, a assumir posição, a ser cidadãos, a ser críticos, a voar... Na aula sobre Preconceito linguístico você semeou em nós olhares de dignidade e respeito diante de nossa língua, exercitados desde nossa própria sala de aula.
Minha gratidão eterna a esses dois grandes educadores, profª Eliran, uma encantadora, a qual tive e tenho a graça de conviver e aprender a ser com ela. Lira, meu muito obrigado de coração sempre. E a Marcos Bagno, do qual ela já muito me falou, que encanta e conquista gerações de educadores e tem grande compromisso e missão com a educação. Marcos Bagno, muita paz e luz para continuar iluminando os caminhos da educação democratizada e humanizada, também nosso muito obrigado de coração.
Por fim, agora eu que estou adentrando os caminhos da educação cursando Filosofia (licenciatura), tenho muito a aprender com essa dupla maravilhosa da foto, aprender a ser.
Um grande abraço Marcos Bagno e a toda galera, um bjo, querida Lira.
Nossa, Carlos!!! Emoção... Nem sei como agradecer seu carinho, sua colaboração nas aulas, na construção desse blog, sua amizade, enfim, a belíssima caminhada que tivemos em 2010. A turma daquele ano fez história. Foi inesquecível. Você que é muito especial! E se você adentrar mesmo na área da educação, será uma ganho imenso para para a área, para a sociedade. SEM DÚVIDA!!! Tenho aprendido muito com você também e quero continuar aprendendo, caminhando juntos.
ExcluirQuanto ao encontro com Marcos Bagno, sem palavras; sem comentários... Você conhece os meus livros, a minha visão de mundo, sabe quantos "Marcos Bagno" eu tenho na estante e o que representou esse encontro para mim... Bjos, amor! Até +
Só para registrar...
ResponderExcluirMarcos Bagno
30 de junho de 2013
Ontem, em Osasco, tivemos um bate-papo muito bom. Pessoas sensíveis, professoras com muito o que dizer sobre ensinar português. Fiquei especialmente comovido com a profa. Eliran, que falou do meu trabalho de um modo tão eloquente e preciso, com tanta convicção, que por pouco não chorei. Encontros assim é que me fazer acreditar que vale a pena seguir lutando!
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P.S. Sinto-me muito honrada por essas palavras publicadas pelo grande escritor Marcos Bagno em seu facebook
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