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domingo, 17 de fevereiro de 2013

Juventude em foco em 2013

“O tratamento em questão / só tem contra-indicação / a quem tem medo de viver / e prefere permanecer / estagnado”  (Flora Figueiredo, escritora)


       Com a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude (ambas lideradas pela Igreja Católica), a juventude passa a ser o foco das discussões nesse ano de 2013.
A Campanha da Fraternidade traz o tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)
       A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em julho, no Rio de Janeiro, certamente será um grande evento mundial e contará com a presença do novo papa, uma vez que o atual, Bento XVI, renunciará seu cargo em 28/02/2013.
        Eu, que desde a minha juventude fui participante dos movimentos jovens,  agora, com quase vinte anos atuando na educação em São Paulo, convivo diariamente e diretamente com essa gente e sinto-me no dever de engajar nessa discussão.  Vale lembrar que há uma diferença de gerações. Mas o intercâmbio diário faz com que aconteça uma troca de aprendizagens, de maturidade e jovialidade muito significativa.
       Existem os confrontos, os choques de ideias, de gostos culturais, etc. Valho-me sempre de uma frase do grande mestre, Paulo Freire: O educador deve estar à altura do seu tempo. Pensando nela, eu perdi o medo do mouse, (com a ajuda dos meus alunos), quebrei paradigmas e mergulho na investigação sobre o universo juvenil para fazer uma integração saudável com essa “galera”.
        Mas os desafios são muitos e grandes! Enormes! E é uma busca diária para enfrentar e vencer esses desafios. A alienação, o consumismo, a perda de valores éticos e morais, a falta de hábito e gosto pela leitura, a descrença na sociedade, drogas, a desestruturação familiar, são alguns dos muitos desafios que enfrentamos ao lidar com os jovens em sala de aula e no ambiente escolar.
       Nessa caminhada, felizmente, uma lista interminável de jovens fizeram e fazem história, abrem horizontes, superam desafios a cada dia, “acorda” para a vida e atua de forma adequada na sociedade. A todos eu agradeço de coração, pois isso é a nossa recompensa e a grande fonte de energia para continuar acreditando que um novo mundo é possível.
Desejo que os jovens acolham e participam dos debates propostos em 2013.
E eu, a cada ano, ao deparar com novas turmas, ao sentir e abraçar o desafio de trabalharmos juntos, sempre penso na pergunta que Cecília Meireles faz no final do poema “Estudantes”:
"(...)
As estudantes falam com gestos delicados,
com atitudes de estátua,
enleadas em pulseiras,
e nas mãos, com ideogramas de dança,
            levantam cadernos, esquadros,
            num bailado novo:

           e medem a vida
           e descrevem o universo.

         Que mundo construirão?"

*****

      Deixo aqui um bonito poema do meu queridíssimo ex-aluno, Carlos Henrique, falando do jovem hoje: 


PRÉ - CONCEITO


Um ficar,
Dois "bagunçar",
Três piercings,
Quatro tatuagens,
Cinco malandragens,
Seis maluquices,
Sete vandalismos;
Será que é só isso?

Estamos na política,
Na educação,
Na saúde,
Na contramão...
Sofrendo o preconceito
Da generalização
Da imagem
Do jovem desta geração.

Temos quase tudo.
Mas falta o importante!
Impacto causamos,
A atenção chamamos,
Queremos nosso espaço;
Queremos igualdade,
Queremos de verdade
Ser jovens cidadãos.
Carlos Henrique 2010*


*Carlos Henrique: Estudante de filosofia (PUC-Campinas), um dos vencedores do prêmio “Ser Autor” (SEE-SP – 2010), com poema publicado no Jornal Mundo Jovem- PUC/RS

2 comentários:

  1. Obrigada, mlz. Que bom que você gostou dos textos.
    Abração e obrigada pela visita. Volte sempre.

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