Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Os poemas, os passarinhos...

 "Na lata do poeta tudo nada cabe / Pois ao poeta cabe fazer / Com que na lata venha caber / O incabível" (Gilberto Gil, cantor e compositor - em Metáfora)

Saudades de poesia, dos poemas... De novo...

OS POEMAS

Foto: Evaldo Oliveira - Brotas de Macaúbas/BA
Os poemas são pássaros que chegam           
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechar o livro, eles alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto;
alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...
                                                           
QUINTANA, Mário. Nariz de vidro. São Paulo: Moderna, 1984, p. 12


 A UM PASSARINHO

Foto:  Evaldo Oliveira - Brotas de Macaúbas/BA

Para que vieste                                         
Na minha janela
meter o nariz?
Se foi por um verso
Não sou mais poeta
Ando tão feliz!
Se é para uma prosa
Não sou Anchieta
Nem venho de Assis.
Deixe-te de histórias
Some-te daqui.

MORAES, Vinícius de. Antologia poética. São Paulo: Cia das letras, 1992, p. 117 

Foto: Evaldo Oliveira - Brotas de Macaúbas/BA





POEMINHA DO CONTRA

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!

QUINTANA, Mário.

4 comentários:

  1. “A poesia vai além dos poemas”.
    E isso se aplica nesta postagem.
    Poemas com poesia e fotos com poesia.
    Bonita postagem, Eliran.
    Para ler e apreciar.
    Os poemas, os passarinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você, profº Arilton.
      Os poemas, os passarinhos (da minha terra - lindas fotos!!!)... Poesia pura, o fazer poético...
      Obrigada!!!

      Excluir
  2. Amo Quintana, Vinícius, Adélia, Cecília, Drummond, Cora e outros rs! Quantas vezes estou de "mãos vazias" e me maravilho com os saberes que os poemas me iluminam, os quais estão na beleza da criação, nas pessoas, em mim mesmo! Tudo nesta postagem tem poesia como disse o Sor Arilton! Obrigado por nos apresentar aos poemas e por caminhar conosco na busca da essência vida! Parodiando meu amigo Quintana: A poesia e os poemas não passarão, "eu passarinho!". Grande abraço e bjs profa! Até breve galera! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei disso... E me sinto feliz porque, de alguma forma, ampliamos o amor a esses poetas e poetisas juntos, não é?
      Os poemas nos "iluminam" e nós "iluminamos" os poemas! Como diz Quintana: "E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles (dos poemas) já estava em ti..."
      Bjos. Te adoro. Sora.

      Excluir

Seja bem-vindo(a)!