Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

sábado, 10 de dezembro de 2011

Nordestinos e Sudestinos

“Não sou nada. / Nunca serei nada. / Não posso querer ser nada. / À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.” (Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa)

         Olá!
        A Revista Carta Capital dessa semana p.p. (nº 675) traz uma reportagem “Especial Nordeste – A nova onda de desenvolvimento regional”. Aponta para os avanços econômicos, sociais, políticos, culturais e  vários outros aspectos da região. Chamou-me a atenção, dentre muitas outras coisas, uma entrevista com o antropólogo, poeta, tradutor e ensaísta baiano, Antônio Risério - A autoestima reconquistada.
        Na entrevista, ao responder sobre como o restante do Brasil vê o Nordeste, ele avalia que há um novo olhar sim, sobre o Nordeste, mas restritos a empresários, políticos, jornalistas cientistas, etc., mas que em plano de massas a mudança ainda é muito pequena. E acrescenta: “A mentalidade sudestina (sim: assim como existem nordestinos, existem sudestinos), de um modo geral, ainda é povoada por velhos estereótipos e preconceitos. Ele aponta como uma das causas do preconceito, a desinformação sobre o que está acontecendo atualmente no Nordeste.
        É fato que o preconceito existe. Muitas vezes, infelizmente, por parte dos próprios nordestinos, que não assumem sua origem e/ou dos seus pais. Costumo “pegar pesado” com a manifestação de preconceito – qualquer tipo de preconceito - seja em sala de aula ou fora dela. Vejo no preconceito, uma atitude de pessoas desinformadas, portanto, ignorantes. E com o advento da internet, em alguns momentos vemos manifestações preconceituosas contra o Nordeste e o povo nordestino que é uma coisa nojenta, grosseira, extremamente doentia. Lamentável! Quero um Brasil como canta o nosso grande Chico Buarque em "PARATODOS": “O meu pai era paulista / meu avô pernambucano / o meu bisavô mineiro / meu tataravô baiano / estou na estrada há muitos anos / sou  artista brasileiro."(...)
        Sabemos que a elevação da autoestima dos nordestinos e de qualquer outros povos e/ou região é fruto da elevação do nível de consciência política da população e da sua participação nas diversas esferas sociais. Na medida em que temos consciência dos nossos direitos (e deveres) e sabemos exercê-los, o nível de autoestima aumenta, pois somos capazes de viver com dignidade, sem submetermos à dominação do coronelismo e/ou qualquer outro grupo (pré) dominante.
        Inevitável a lembrança de que no próximo ano haverá eleição para prefeitos/as e vereadores/as.  É muito importante que os nordestinos e brasileiros em geral não deixem  retroceder as conquistas feitas - inclusive minha terra natal, a Bahia -, mas que saibam reconhecer e prosseguir a luta pelo progresso, justiça, igualdade social. E os sudestinos (gostei dessa nova expressão) e brasileiros em geral que precisam conquistar ou reconquistar sua autoestima – inclusive minha terra de morada, São Paulo – tenham a sabedoria de escolher melhor os seus representantes.  A decisão tomada numa eleição determina que tipo de vida queremos para a comunidade em que vivemos.

*****

Em tempo: Amanhã acontece o plebiscito sobre a divisão do estado do Pará. Não à divisão! Chega de separatistas; seja no Pará, seja no Rio Grande Sul, seja em São Paulo, onde o movimento separatista é camuflado...

2 comentários:

  1. Li a reportagem na Revista Carta Capital. Alegra-me saber que o Nordeste brasileiro está crescendo, que as pessoas reconquistam sua autoestima, têm mais consciência político-social... É o caminho para a tão sonhada igualdade social, que ainda falta muito para acontecer. Bem como o fim dos preconceitos, um mal que ainda assola a mente e o coração de muita gente, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Professor Arilton: obrigada pela sua participação aqui no Mire e Veja, sempre acrescentando significativas reflexões para todos nós. Continuemos na luta pela "tão sonhada igualdade social"!!! Seja sempre muito bem-vindo a esse espaço!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!