Seja bem vindo (a)!

Sejam bem-vindos (as)! Vamos criar interrogações, incentivar a leitura, instigar o pensar, espalhar sementes...

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Sarau "A Poesia da Canção"

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer” (Geraldo Vandré)


         Olá, todos e todas! 
         Foi um privilégio organizar, proporcionar e vivenciar mais esse espetacular evento artístico em nossa escola. Valorizo em especial o processo, a travessia, vocês sabem disso. Mas quando o produto final fica bonito, a satisfação é imensa. Compartilho com todos os participantes, os parabéns e elogios que a mim foram transmitidos. Parabéns a vocês que participaram e souberam trabalhar em grupo, uns ajudando aos outros, compartilhando e somando talentos tornando possível mais essa vivência e apreciação artística excepcional.
        Ficaram prontas as fotos do sarau e, enfim, posso compartilhar com vocês e todos do Mire e Veja Travessia. É  apenas um pouco do muito que foi esse belíssimo e marcante trabalho.

Acompanhem-me agora nessa linda e inesquecível viagem!

TEXTO DE ABERTURA:


        Queridos alunos e alunas, ex-alunos e alunas, colegas professores, equipe de gestão, inspetores, funcionários e convidados:

         Depois do inesquecível Sarau “Nos Prados de Adélia”, e de carinhosos e insistentes pedidos de alguns alunos, voltamos aqui com o nosso segundo Sarau: “A poesia da Canção”.
         É nosso papel divulgar, instigar, sensibilizar e promover a arte, o que faremos com alegria. Desta vez, além da poesia da poesia, daremos ênfase à poesia da canção.
        O repertório é bastante rico, significativo e bonito, perpassando pelos vários gêneros e épocas da música e da poesia, pois em todos os momentos da nossa história a arte se fez presente, manifestando beleza, sentimentos, protestos e muita poesia.
        Convido todos aqui presentes a reviver, aprender, refletir, apreciar a beleza criada pelos grandes mestres da música e da literatura, hoje representados pelos nossos talentosos alunos e alunas do terceiro ano do Ensino Médio.
        Enfrentar e vencer desafios têm sido o nosso lema na educação. E eles compreenderam bem esse fato ao apresentar esse nosso segundo sarau. Confesso que o que me impulsiona a enfrentar esses desafios, além do amor à arte e à educação, é o talento, a dedicação e o carinho de vocês. Continuem aperfeiçoando seus talentos artísticos e o gosto pelas artes. Isso é fundamental nessa e em todas as fases da vida, pois amplia a visão cultural, social e histórica, aguça a sensibilidade humana e alimenta o espírito. Coisas tão raras na sociedade em que vivemos.
        Obrigada a todos da nossa escola pelo apoio dado, aos ex-alunos pela alegria do reencontro e aos alunos e alunas artistas que aqui se apresentarão agora, obrigada pela amizade, alegrias, emoções, ansiedades e expectativas vividas nos ensaios. Tudo isso nos fez crescer e estreitar laços. Desde já os meus sinceros e carinhosos agradecimentos, parabéns e boa sorte na apresentação.
Professora Eliran.

PROGRAMAÇÃO: 

MÚSICAS, POESIAS E
HOMENAGEM: Aos finalistas do concurso de redação: Caio Aparecido da Rocha Gomes, Carlos Henrique Ferreira da Silva, Emerson Costa Santos e Lucas Marinho Rodrigues. Parabéns!

FOTOS:



+ uma foto:


Espero que tenham gostado!

6 comentários:

  1. eu simplesmente amei, ficou marcado pra mim, foi tudo muito lindo *-*

    ResponderExcluir
  2. O sarau A poesia da canção foi realmente inesquecível para mim, fez meu coração explodir de alegria! Adorei ver meus amigos, assim como eu ansiosos, felizes e confiantes, foram belíssimas as musicas escolhidas e as poesias então, nem se fala. Foi muito lindo ver o pessoal declamarem as poesias. Quero parabenizar a todos que participaram e dizer que todos brilharam muito. Vi muita pessoa talentosa se apresentar! Muita alegria!!!
    Simplesmente Amei de coração. Valeu Professora pela Oportunidade. Te adoro. ^.~

    P.S. Aproveito que hoje e véspera de natal e desejo a todos vocês Um FELIZ NATAL!!!

    Beijos

    Sueli

    ResponderExcluir
  3. Pelo que foi filmado, pelas fotos e pelo que vi mesmo chegando ao finalzinho do sarau, percebi que simplesmente o tempo parece ter parado naquele instante. Mais do que olhares, sentimentos e emoções que pairavam no ar, as palavras e canções insistiam em dizer “sim outro mundo é possível”; mesmo cantando que “ainda somos os mesmo e vivemos como os nossos pais”. Quem viu e sentiu sabe que foi inesquecível! Mais do que um espetáculo artístico e uma aula de literatura, foi também uma aula de história, de filosofia, etc. Parabéns a todos os alunos que souberam superar os desafios e apresentar esse grande evento. Um grande viva a todos! E um parabéns muito especial para essa professora chamada Eliran.
    Abraços,
    Professor Arilton.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal! Olá Liran!
    O Sarau foi um momento inesquecível e marcante, para nós que estamos concluímos este ciclo escolar e creio q também para todos q "viveram" todas as músicas, poesias e experiências deste momento. Não poderíamos encerrar o Ensino Médio melhor. Sei que fui um dos alunos que fizeram os "carinhosos e insistentes pedidos", peço até desculpes Profa por alguma coisa, mas não poderia deixar de "clamar" por um Sarau após eu “viver” “Nos prados de Adélia”.
    Creio também que enfrentei muitos desafios no Sarau e incentivei vários outros, para mim e para o grupo. Foi um verdadeiro trabalho em equipe. Pudemos aprender mais sobre história, literatura, sociologia, política e outros assuntos trabalhando, cantando e “vivendo” arte. Também estreitamos nossos laços de amizade e de confiança no período de preparação do Sarau.
    Obrigado Professora Eliran e todos e todas q contribuíram, direta ou indiretamente, para realização deste Sarau. Foi tudo eterno, infinito, e não terá fim nunca. Estará sempre “vivo” em nossos corações e lembranças. Um grande abraço a todos que participaram e que não deixemos nunca de “fazer” e “viver” arte!!!
    Agora vou indo... Até breve!!! Um Santo e Feliz Natal para todos!!! Fui...

    ResponderExcluir
  5. Sinto muito!!! EU NÃO GOSTEI



    simplesmente porque eu não estava lá :(
    Muito triste gostaria mesmo de ter ido!
    As fotos ficaram lindas professora amei mesmo de coração, até tem uma minha néé!

    Suely e Carlos, escrevam apenas um comentario e não uma tese!!! ( brincadeira ) shauhsuahusa!!!

    beijos saudades!!!

    ResponderExcluir
  6. Larissa: que bom que você gostou. Saiba que sua marcante participação contribuiu para que tudo ficasse “muito lindo”. Ficou muito marcado para mim também. Jamais lerei e/ou ouvirei, por exemplo, “Eu”- de Florbela Espanca - sem me lembrar de você...

    Su: Adorei seu comentário. Penso que ao expressar muito bem o seu sentimento, acabou expressando o sentimento de todos que participaram do sarau. Foi divino testemunhar você e “seus amigos” “ansiosos, felizes, confiantes”. Todos juntos vencemos os desafios e alcançamos o nosso objetivo. O sarau foi belísssssssssssssssimo. Marcante. Inesquecível.
    Você foi uma das “pessoas talentosas” a se apresentar. “A Rosa de Hiroshima” (sem cor sem perfume/ Sem rosa sem nada) ficou marcante na sua interpretação. Parabéns e obrigada. Também te adoro!!!

    Professor Arilton: eu lamentei profundamente a sua ausência quase total no sarau, mesmo sabendo que foi um imprevisto e essas coisas acontecem. Sei o quanto vc valoriza a realização desses eventos que envolvem cultura, pensamento, etc. e onde os alunos são “protagonistas”. Aproveito, inclusive, para lhe agradecer imensamente o apoio dado ao nosso sarau. Ele foi muito importante para mim e para os alunos. Obrigada pelo “parabéns muito especial para essa professora chamada Eliran”. Espero merecê-lo.

    Carlos: Realmente você foi um dos alunos que fizeram os “carinhosos e insistentes” pedidos para a realização desse sarau. Não tem que pedir desculpas, pois fiz tudo com muito amor; rendi-me aos pedidos carinhosos de vocês. E vc, além de participar brilhantemente do sarau declamando “Poema de sete faces”, cantando músicas lindas e significativas, me ajudou infinitamente na organização. Devo muito a você a divulgação e assessoria das músicas, principalmente as de Chico Buarque (que lindo q saiu!!!). Obrigada por tudo. Você faz parte da nossa história...

    Iza: Senti muito a sua falta para declamar “Retrato” de Cecília Meireles, que já estava na “ponta da língua”. Infelizmente perdemos essa bela atração. Compreendo os motivos. E, como prometi, coloquei sua foto no vídeo para mostrar que lembramos de você; que, de certa forma, vc estava presente...
    Ah! Deixem o Carlos e a Su escreverem à vontade, hein, dona Iza?
    Beijoooooooooooooos!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!